Dante realiza colação de grau de alunos da 3ª série

Publicado em 22 de dezembro de 2014 às 17:32

O Colégio Dante Alighieri realizou, nas noites de 17 e 18 de dezembro, as cerimônias de colação de grau dos alunos da 3ª série do Ensino Médio de 2014. No primeiro dia, as salas A, B, C e D foram celebradas, enquanto, no dia seguinte, a festa deu-se para estudantes das classes E, F, G, H e I.

Compuseram a mesa diretiva em 17 de dezembro os seguintes nomes: José Luiz Farina, presidente do Colégio; Silvana Leporace; diretora-geral pedagógica; Aurora Catharina Giora Albanese, ex-aluna e patrona das salas da 3ª série de 2014; Elenice Ziziotti, coordenadora do Serviço de Orientação Educacional; Suely Matiskey, assistente de diretoria pedagógica para o Ensino Médio; profa. Elaine de Menezes Rocha Rosa, da antiga primeira série do Ensino Fundamental, madrinha das turmas da 3ª série; e Jackson Farias, paraninfo das turmas A,B, C e D. Em 18 de dezembro, houve duas alterações: Célia Buendia Paiva, da antiga primeira série do Ensino Fundamental, também juntou-se aos integrantes da mesa como madrinha das turmas da 3ª série. Já no lugar do professor Jackson esteve a professora Paula Reis Galvão Rosa, como paraninfa das turmas que se formavam naquele dia.

Na cerimônia, após a entrada dos alunos e seus padrinhos e madrinhas, executou-se o Hino Nacional. Em seguida, foram anunciados os professores homenageados pelos alunos: em 17 de dezembro, Helena Sanches Russano Alemany, Renato da Silva Corrêa Filho, Sérgio Barbosa de Souza e Rita Maria de Magalhães Marques. No dia seguinte, Lauro Ivan Tangerino, Lucas Kodama Seco, Marco Vinicius Portella, Marcos Paulo Gerônimo, Maria Cleire Cordeiro, Paula Reis Galvão Rosa, Renato Aloisio Laurato, Renato Melhem Dalla, Renato da Silva Corrêa Filho, Rita de Magalhães Marques e Sérgio Barbosa de Souza.

Homenagem

Nas cerimônias, o Colégio também homenageou o ex-presidente José de Oliveira Messina, falecido em 3 de dezembro, promovendo um momento de silêncio por sua memória. Com a foto do homenageado exibida em um telão, o mestre de cerimônias, Fernando Homem de Montes, também elencou alguns dos feitos da gestão de Messina, como melhorias na acessibilidade dos prédios do Dante, aumento do número de alunos e de salas, os programas Dante High School e Currículo Italiano – este terá início em 2015 – e o apoio a novas tecnologias. Em 18 de dezembro, José de Lorenzo Messina, conselheiro da Escola e filho do ex-presidente, também discursou.

Ex-aluna do Colégio, doutora em Química pela USP e reitora da Universidade Presbiteriana Mackenzie de 1985 a 1997, Aurora Catharina Giora Albanese falou aos alunos, destacando a base de valores e conhecimentos proporcionados pelo Dante para que possam enfrentar todos os desafios que surgirão.

Em um intervalo da entrega dos canudos às salas da 3ª série (feita pelos professores homenageados), os paraninfos, Jackson e Paula, cada um em seu dia, fizeram discursos relembrando fatos engraçados da trajetória dos alunos, deixando conselhos para o prosseguimento das jornadas dos estudantes e incentivando-os a lutar por ideais e valores como justiça, tolerância e igualdade.

Em um momento marcado por humor e emoção para os estudantes, os oradores fizeram um balanço dos fatos marcantes da passagem das turmas pelo Dante. Rafaella Lavacchini Faedo, João Victor Bardauil e Fernando Freire Lula de Souza discursaram no dia 17. Rafael Moraes Bonsanti, Julia Moreira do Val, Igor Rodrigues Valdisi da Silva e Catarina Cerqueira Elia representaram os alunos em 18 de dezembro.

Três estudantes ainda ganharam menções honrosas por seus desempenhos escolares na 3ª série do Ensino Médio. Fernando Freire Lula de Souza, da 3ª série D, recebeu seu certificado de melhor aluno em 17 de dezembro, mesma data em que Iago Oliveira Ferradans, da 3ª série C, foi anunciado como terceiro colocado. No dia seguinte, Giuliano Melaragno Lodi, da 3ª série I, pôde comemorar a segunda posição.

Na parte final do evento, os presentes assistiram a um vídeo com imagens dos estudantes ao longo da 3ª série do Ensino Médio e depoimentos de professores e funcionários. Na noite de 17 de dezembro, os formandos Yasmin Mafoud (voz) e Arthur Andrade (piano) fizeram uma apresentação da música “Oh, Darling”, dos Beatles.

Para marcar efetivamente a despedida, todos cantaram o Hino do Colégio e tocou-se o sino, encerrando a cerimônia.