Falece Dr. Messina, presidente do Dante

Publicado em 12 de dezembro de 2014 às 10:15

Faleceu, no dia 3 de dezembro, o presidente do Colégio Dante Alighieri, Dr. José de Oliveira Messina. Com 86 anos, Dr. Messina era casado com Myrian de Lorenzo Messina. Deixou filhos e netos. Seu velório foi na sede da AEDA – Associação dos Ex-alunos do Colégio Dante Alighieri.

José de Oliveira Messina tinha enorme orgulho de ter estudado no Dante, colégio que frequentou, como aluno, de 1934 a 1946. Sua esposa e filhos também cursaram o Colégio Dante Alighieri, bem como sete de seus netos. Foi Presidente do Grêmio Estudantil “Visconde de São Leopoldo” (1943) e da Associação dos Ex-alunos do Colégio Dante Alighieri (1981 -1986), da qual se tornou, mais tarde, Secretário-Geral do Colégio Tutelar. Seu nome consta no ‘Dicionário dos Autores Paulistas’, publicado no IV Centenário da Cidade de São Paulo (“Atirei no Petróleo e Acertei na Cadeia” – crônica escrita a respeito de Monteiro Lobato). Foi também advogado Militante – Turma 1951 da Faculdade de Direito Largo São Francisco – OAB nº 6884/SP, Membro da Academia de Letras da Faculdade de Direito do Largo São Francisco (Cadeira nº 36, Patrono: Conselheiro Crispiniano), Professor Universitário, Membro da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito – USP, Jornalista Profissional (Fundador do jornal “Folha Acadêmica” – Faculdade de Direito USP) – 1948. Atuou ainda como Procurador do Município de São Paulo. Foi Procurador-Geral do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, Presidente da Academia Paulista de Direito (titular da Cadeira nº 6), membro da Academia Paulista de Educação (titular da cadeira nº 4) e Conselheiro da Fundação Dorina Nowill para Cegos. Foi autor dos livros: Temas Permanentes de Direito, Vivendo na Poesia, Vivendo na Poesia II, Vivendo na Poesia III, Vivendo na Poesia IV, Dois Momentos de Beleza e Encantamento, Meus Pensamentos, Meus Pensamentos II, Meus Pensamentos III, Meus Pensamentos IV, Meus Pensamento V e Ilustríssimo Senhor… – Contos & Crônicas.

Durante seu período na presidência do Dante, que se iniciou em março de 2008, o Colégio passou por importantes mudanças, muitas das quais relacionadas a melhorias na infraestrutura, como, por exemplo, a construção de rampas ou elevadores, garantindo a acessibilidade de cadeirantes. Em 2011, ano do centenário, a fachada do Dante (edifício Leonardo da Vinci) foi completamente restaurada, e, no mesmo ano, passou-se a usar a tecnologia LED para iluminar a mesma área frontal.

A maior eficiência no uso dos recursos estendeu-se, também, à utilização mais adequada dos espaços, o que resultou em um aumento no número de salas de aula. Por essa razão, o número de alunos matriculados em 2014 também cresceu, aproximando-se de 4,5 mil, 200 a mais do que em 2013.

Na área pedagógica, entre tantas novidades, ressalta-se a implantação, em 2009, do programa Dante High School. Desde então, três turmas, que somam aproximadamente 210 alunos, já se formaram e obtiveram um certificado duplo (nacional e internacional) de conclusão do Ensino Médio. Também merece destaque a implantação, a partir de 2015, do Currículo Italiano.

O uso de novas tecnologias também ganhou um espaço significativo. Se, em 2002, poucas eram as turmas que inauguravam o uso das lousas digitais no Dante, em 2014, todas as salas de aula possuem essa tecnologia, sem falar que todos os laboratórios possuem notebooks nos moldes 1:1 (um notebook para uma pessoa) e todos os alunos do Ensino Médio (aproximadamente mil) portam diariamente tablets por meio do programa Dante Mobile.

Gonçalo Macedo, porteiro do Dante e escritor, elaborou um acróstico em homenagem ao Dr. Messina:

Dr. Messina

Jesus te chamou para um encontro especial.
Olhos molhados, lágrimas com sua partida,
Sempre amigo de todos sem distinção.
Estamos todos tristes com sua ida.

Deu o seu melhor, sua força, seu amor, seu carinho.
Ele o incansável, de lindas poesias que nos marcou.

Ouvimos a sua voz, seu andar compassado.
Lindos dias de convivência entre dantianos e família,
Indo e vindo ao encontro de todos nós.
Vivenciou toda uma trajetória, passou pela grande guerra,
Estará sempre vivo em nossa memória e em nossas orações.
Irmão camarada, muito religioso e preocupado com seu próximo,
Repousou, descansou, cumpriu sua missão nesta terra
Amável, meiga, airosa, um sábio ex-aluno do Dante de 1934.

Momento fraterno em que encontrará todos os amigos, de todas as épocas.
Estará olhando para todos nós e fazendo a festa lá no céu.
Seu carisma, sua luz, suas virtudes e suas palavras
São marcantes, muito fortes, pois só quem ama tem esse brilho próprio.
Ilustre, se todos fossem como você, que via flores entre espinhos.
Nunca abriu espaço para a desistência, um guerreiro.
Assim partiu um grande homem sem dizer adeus para alguns.