Dante realiza 6º Simpósio do Cientista Aprendiz

Publicado em 13 de novembro de 2014 às 12:10

O Colégio Dante Alighieri realizou, em 3 de novembro, a sexta edição do Simpósio de Pré-Iniciação Científica do Cientista Aprendiz. Na ocasião, alunos integrantes do programa Cientista Aprendiz expuseram 49 trabalhos desenvolvidos individualmente ou em grupo no decorrer do ano. À semelhança de importantes projetos de investigação científica, os estudos levaram em conta uma série de fatores essenciais para o desenvolvimento das pesquisas.

O evento foi organizado pelo Departamento de Ciências da Natureza e Biologia, coordenado pela professora Sandra Tonidandel. Os projetos abrangeram, como de costume, diversas áreas. Neste ano, os trabalhos integraram sete categorias principais: Humanas, Astronomia, Exatas, Engenharia, Meio Ambiente, Saúde e Biologia Geral (algumas categorias foram divididas para atender a faixas etárias diferentes).

Seguindo a linha de estudos apresentados em congressos de divulgação científica, os alunos trabalharam com temas ligados a suas próprias preferências. Como primeiro passo, formularam uma questão-problema e levantaram hipóteses. Depois de seguirem obtendo e registrando dados, discutiram os resultados entre si e com seus orientadores, elaborando, na sequência, o trabalho final para a apresentação.

Já a premiação dos alunos condecorados no Simpósio de Ciências foi realizada em 8 de novembro, na 19ª Feira de Ciências e Tecnologia. Este evento, aberto para visitantes, reuniu aproximadamente 230 projetos realizados por dantianos de diversas idades.

Ainda no simpósio, além de agraciados por prêmios, dois dos mais bem elaborados projetos dantianos receberam credenciamento para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), da qual a feira do Dante é afiliada. Situação semelhante ocorreu na própria feira dantiana: além da premiação clássica dos vencedores, houve também credenciamentos para a Mostra Paulista de Ciências e Engenharia (MOP).

Muitos dos problemas expostos nos dois eventos são extremamente atuais. Um deles, por exemplo, busca, no pó da casca de banana, uma alternativa para a filtragem de água proveniente de fontes nem sempre seguras – proposta especialmente importante em tempos de seca e crise de abastecimento.

O projeto em questão, chamado ‘Rede Biossorvente: filtro de retenção de metais pesados com o uso de casca de banana’, e desenvolvido pelas alunas Luiza Andrade e Isabella Lembo, é um dos projetos que receberam mais de um prêmio. Suas autoras, além de obterem a primeira colocação na categoria Meio Ambiente, foram credenciadas para participar da MOP em 2015. O estudo será também publicado na próxima edição da InCiência.

Outro exemplo é o estudo denominado ‘Busca por novas moléculas envolvidas no escape tumoral: modulação do FASDL (CD95l) por mediadores lipídicos em linfócitos fase 1’, desenvolvido pela aluna Giulia Ramella. Além de conquistar a primeira colocação em Biologia Geral 1 e ganhar as credenciais para participar das próximas edições da Febrace e da MOP, a aluna recebeu o ‘Prêmio Inovação Jorge Kalil’ (denominação dada em homenagem ao famoso infectologista, que, como convidado especial, participou da feira no início de novembro).

Confira, a seguir, a lista dos primeiros colocados em cada categoria do simpósio:

Categoria Humanas 2: Novas experiências: um desafio para todos (Giuliana Mason Purchio e Ornella Pileggi Malafaia). Orientadora: Regina Marcók.

Categoria Humanas 1: TPM: Tempo Para Mudanças III (Ana Carolina Paixão De Queiroz). Orientadora: Sandra Tonidandel.

Categoria Astronomia: Ensino de conceitos de astronomia para deficientes visuais (Bárbara Pastori Gustineli e Mariana Veiga Boteon). Orientador: Eraldo de Oliveira.

Categoria Exatas 2: Lavandenergia: Aproveitamento de água utilizada por lavanderias de prédio para geração de energia (João Pedro Cipolla Petri e João Pedro Pereira Formicola). Orientador: Eraldo de Oliveira.

Categoria Exatas 1: Controle termo polar: regulação de temperatura por meio de filtros polarizadores (Gabriel Mathias Rosenfeld e Pedro Casara Luz). Orientador: Eraldo de Oliveira.

Categoria Engenharia 2: Reaproveitando o calor produzido pelo aparelho de ar condicionado (Luca Amaral Cepolina). Orientador: Eraldo de Oliveira.

Categoria Engenharia 1: Buscando aplicações para o efeito Leidenfrost (Matheus Gasparetto Inserra e Pedro Lages Mansur Valdetaro). Orientador: Eraldo de Oliveira. Prêmio: certificado, medalha, Power Bank.

Categoria Meio-Ambiente: Rede Biossorvente: filtro de retenção de metais pesados com o uso de casca de banana (Isabella Venna Lembo e Luiza Barreto Andrade). Orientadora: Sandra Tonidandel.

Categoria Saúde 2: Utilização do curare em substituição ao botox para o tratamento fisiológico de músculo tensionado (Giovanna Ribeiro Tirelli). Orientadora: Carolina Lavini.

Categoria Saúde 1: Seguindo as pistas das mucinas (Juliana Martes Sternlicht). Orientadora: Carolina Lavini.

Categoria Biologia Geral 2: Cafenergizando Catasetum fimbriatum: uso da borra do café como auxílio do crescimento de orquídeas (André Navarro, João Victor Ramos e Felipe Camargo). Orientadora: Nilce de Angelo.

Categoria Biologia Geral 1: Busca por novas moléculas envolvidas no escape tumoral: modulação do FASL (CD95l) por mediadores lipídicos em linfócitos fase 1 (Giulia Maria Ramella). Orientadora: Carolina Lavini.

Projetos selecionados para as vagas da FEBRACE: Busca por novas moléculas envolvidas no escape tumoral: modulação do FASL (CD95l) por mediadores lipídicos em linfócitos fase 1 (Giulia Maria Ramella)

TPM: Tempo Para Mudanças III (Ana Carolina Paixão De Queiroz).

Prêmio Inovação Jorge Kalil (com credenciamento para o programa): Busca por novas moléculas envolvidas no escape tumoral: modulação do FASL (CD95l) por mediadores lipídicos em linfócitos fase 1 (Giulia Maria Ramella)