Dante realiza 3ª edição do Minuto Geográfico

Publicado em 12 de outubro de 2012 às 14:27

O Colégio Dante Alighieri realizou, em 22 de setembro, a 3ª edição do Minuto Geográfico, evento destinado à elaboração e exibição, pelos alunos, de curtas-metragens envolvendo tecnologia e meio ambiente. Em 2012, o tema foi “São Paulo – A cidade que funciona”. De 50 projetos inscritos, 13 foram para a final. Os trabalhos finalistas, produzidos por alunos do 9º ano, foram avaliados por 41 jurados de diversos setores do Colégio, que analisaram a produção, o roteiro e a atuação dos alunos.

Os temas disponíveis aos alunos foram Moradia, Lixo, Educação, Lazer, Saúde, Transporte e Meio Ambiente. A premiação foi realizada em sete categorias: melhor figurino, melhor atuação, melhor fotografia, melhor roteiro, melhor edição, melhor filme segundo os jurados e melhor filme pelo júri popular. Neste último, a votação foi aberta a todos os alunos e funcionários do Colégio.

O coordenador do Departamento de Geografia do Colégio, prof. Everaldo Velardi, explicou que o intento do projeto em 2012 foi apontar setores que funcionam em São Paulo, mesmo havendo dificuldades. “Independentemente dos problemas inerentes a cidades grandes, como violência e falta de saneamento básico, São Paulo é uma das cidades que mais se destacam no Brasil e no mundo, tendo em vista seu PIB e a sua concentração de pessoas. É, basicamente, uma cidade desorganizada harmonicamente, pois, mesmo com os ‘apesares’, ela funciona”, explicou.

O professor Everaldo elogiou a qualidade dos trabalhos, garantindo que, a cada ano, o projeto ganha um melhor formato. “A organização, estrutura e envolvimento dos professores e alunos foram excelentes. Foi difícil escolher um filme, e, imaginando que assim seria, convidamos pessoas que gostam de cinema e entendem de técnicas de audiovisual para compor a bancada de jurados”, afirmou o professor.

A coordenadora do Departamento de Tecnologia Educacional do Colégio, profª Valdenice Minatel, concordou com professor Everaldo e, com base na evolução do projeto no decorrer dos anos, fez um prognóstico positivo da atividade. “Nós refletimos, fizemos avaliações e tivemos o feedback dos alunos. A ideia é reconstruir o projeto para, cada vez mais, torná-lo pertinente ao aprendizado.”

Para ela, o importante era trabalhar o conhecimento dos alunos de forma aprofundada. “Não podíamos motivá-los a simplesmente pegar a câmera e sair filmando. Isso seria raso. O evento propõe uma abordagem que constrói conhecimento para esses alunos mediada pela tecnologia”, esclareceu. “A ideia é fomentar o olhar crítico, não só dando atenção ao meio ambiente, mas à tecnologia. Eles também trabalharam questões de responsabilidade, já que precisaram ter o cuidado de andar com documentos de autorização de uso de imagem para capturar imagens fora do Colégio.”

Os responsáveis pelos filmes premiados receberam pulseiras pendrive. Todos os trabalhos submetidos ao projeto valeram nota. A seguir, a lista de premiados:

Melhor Figurino: “Desde que o mundo é mundo”

Melhor Atuação: “Bike Sampa”

Melhor Fotografia: “Transporte”

Melhor Roteiro: “Por uma cidade limpa”

Melhor Edição: “O ar da cidade liberta”

Melhor Filme: “O ar da cidade liberta”

Melhor Filme (júri popular): “A volta por cima”