Dante premia videoclipes de músicas italianas

Publicado em 5 de dezembro de 2014 às 9:04

O Departamento de Italiano do Colégio Dante Alighieri, juntamente com o Departamento de Tecnologia Educacional, realizou a premiação do Concorso di Videoclip Italiano 2014 em 28 de novembro. Na atividade, alunos do 9º ano do Ensino Fundamental criam seus próprios clipes a partir de músicas italianas.

Divididos em grupos, os alunos escolhem uma música em italiano, a partir da qual desenvolvem um roteiro, atuam e editam o videoclipe (para tanto, têm algumas aulas de edição de vídeo na Sala de Robótica) – há ainda um trabalho escrito feito, em grupo, na sala de aula, em que os alunos respondem a questões relativas às canções escolhidas. “Com esse trabalho, que substitui a prova escrita, os estudantes praticam a língua italiana e desenvolvem habilidades relacionadas à tecnologia, além de socializarem-se, uma vez que todas as atividades são feitas em grupo”, explica a professora Angela Angoretto, coordenadora do Departamento de Italiano.

Em 2014, 10 vídeos foram selecionados como finalistas por uma comissão de professores para concorrer às seguintes categorias: melhor figurino; fotografia; roteiro; edição; making of, melhor ator, melhor atriz, melhor clipe segundo o júri técnico; e melhor clipe segundo o júri popular.

O professor Luis Patricio, assistente da diretoria pedagógica para o 8º e o 9º ano, fez a abertura da cerimônia. “Esse evento serve para finalizar o ciclo do Ensino Fundamental e para criar um momento agradável para todos nós”, disse.

A apresentação da cerimônia coube ao professor Danilo Yoneshige, do Departamento de Tecnologia Educacional, que teve a ajuda dos alunos Guilherme Porto e Maria Fernanda Lisboa (Gabriella Madeira Barretti, por sua vez, anunciou o prêmio de melhor making of).

Durante a cerimônia, quando o vencedor de cada categoria era anunciado, exibia-se o respectivo videoclipe e os alunos subiam ao palco para receber seus prêmios e falar sobre o processo de produção do vídeo.

Entre cada premiação, diversos alunos realizaram apresentações musicais. Nos momentos finais, o estudante Rafael Kadi chamou os professores do 9º ano ao palco para receberem uma homenagem. A orientadora Tatiana Segundo, falando em nome dos docentes, desejou sucesso aos dantianos no Ensino Médio.

Por fim, mais apresentações musicais dos alunos fecharam a grande festa de premiação dos videoclipes.

Protagonismo dos alunos

O trabalho didático do Concorso di Videoclip Italiano está descrito no livro “Dante de portas abertas: relatos de práticas exitosas”, lançado pelo Colégio recentemente e que apresenta 45 relatos sobre experiências pedagógicas bem-sucedidas. Segundo a professora Angela Angoretto, a iniciativa vem se aperfeiçoando a cada ano, priorizando o protagonismo dos estudantes.

“Os alunos escolhem as músicas, atuam e editam os vídeos. Alguns deles apresentaram a premiação, outros ficaram no controle do som juntamente com o pessoal do Departamento de Audiovisual, e muitos estudantes fizeram um show musical. Então, a participação e envolvimento dos alunos foi muito grande”, disse a professora Angela.

Confira os videoclipes premiados no Concorso di Videoclipe 2014:

Melhor figurino: “Occhio per occhio”
Alunos: Anderson Xarif Bogarin Velasquez, Bernardo Boulhosa, Bernardo Mascarenhas Ganem, Felipe Paixão Côrtes Centeno, Francisco Rosa Faria Mendonça Freire e Nicollas Branchini do Vale

Melhor fotografia: “Per dimenticare”
Alunos: Francisco de Asís Corrales Arbeloa, Matheus Pellizzon, Ricardo Morando Simone Pereira, Rodrigo Hawthorne Matuck, Thiago Pellizzon, Vitor Pereira Gomes Santos

Melhor edição: “In Italia”
Alunos: Guilherme Gomez, Isabella Lacreta, Luiza Britto, Rafaella Piccirilli, Raphael Lara, Ricardo Lacaz e Thomaz D’andrea

Melhor roteiro: “Viva la mamma”
Alunos: Flávio Brandão, Gianfrancesco Siervo, João Gabriel, Leonardo Bornal, Lucas Doria e Luiz Takaki

Melhor making of: “Datemi um martelo”
Alunos: Ana Luiza Vilela Strapazon, Carolina Mika Eguchi Harada, Francesco Bizzocchi Barcelos Felix, Gabriella Madeira Barretti, Lara Emerich dos Santos, Luiza Müller Caravellas Breda de Mello, e Manoela Sgai Morel

Melhor atriz: Lívia Vargas da Fonseca, pelo filme “Cambierà”,