Dante premia alunos do 5º ano à 3ª série no Concurso de Produção Textual

Publicado em 31 de outubro de 2017 às 16:53

O Colégio Dante Alighieri realizou, na noite de 25 de outubro, a cerimônia de premiação do Concurso de Produção Textual, do qual participaram alunos do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. Ao todo, 24 alunos – 3 por série – foram premiados. Um grupo da 2ª série do Ensino Médio também foi premiado pelo trabalho desenvolvido no Concurso de Curtas-metragens.

O evento contou com a participação do grupo VocalDante Adultos, que abriu a cerimônia apresentando duas canções: Roda Viva, de Chico Buarque, e Sandália de Prata, de Ary Barroso. Em seguida, o presidente do Dante, dr. José Luiz Farina, enalteceu a apresentação e, mencionando a importância da literatura, parabenizou os alunos pela participação no concurso.

A coordenadora do Departamento de Português, professora Marcia Celestini Vaz, também cumprimentou os participantes pelo comprometimento na redação dos textos. “Esse é um momento especialíssimo. Tivemos, em setembro, duas semanas de produção de textos inéditos, autorais, com temas mostrados no momento da produção, e cada série com um gênero literário para trabalhar”, disse. “Eles disseram ‘sim’ ao desafio, ultrapassaram todas as dificuldades e nos premiaram com textos belíssimos.”

A produção vencedora do Concurso de Curtas-metragens, que apresentou uma leitura sobre um trecho da obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos, foi criada pelos alunos Giovana Guimarães, João Victor Gonçalves, Lara Hojaij, Pedro Andrade, Sabrina Luz, Viviane Rocha e Vinícius Fávero. Além disso, o público assistiu a duas propagandas produzidas por alunos do 9º ano abordando o combate ao preconceito.

Confira, a seguir, os nomes dos vencedores do Concurso de Produção Textual:

1º lugar: Enzo Flosi – 5º E
2º lugar: Matheus Bernardi – 5º C