Dante participa do Outubro Rosa e ilumina fachadas

Publicado em 10 de outubro de 2012 às 14:38

O Colégio Dante Alighieri aderiu, nesta semana, ao Outubro Rosa, movimento que simboliza e reforça a preocupação da sociedade com a prevenção ao câncer de mama. A fachada do prédio Leonardo da Vinci e o lado externo da Colmeia passarão as noites de outubro iluminados em cor-de-rosa.

O movimento deu seus primeiros passos em 1990, quando o laço cor-de-rosa foi lançado por uma organização de combate ao câncer de mama em uma corrida concebida em favor da conscientização do problema. Todos os participantes usaram a fita. Alguns anos depois, o nome Outubro Rosa foi consolidado para representar ações tomadas para a prevenção e o combate à doença. Posteriormente, empresas e instituições começaram a iluminar prédios e esculturas para dar maior visibilidade à causa.

A primeira grande iluminação no Brasil ocorreu em 2002 no monumento conhecido como Mausoléu do Soldado Constitucionalista, em São Paulo. Em 2008, imagens do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, começaram a circular pelo mundo com a cor característica da ação. Nos últimos anos, a prática se espalhou pelo Brasil. O Colégio Dante Alighieri começou a iluminar seus prédios em 2011.

A coordenadora do serviço de orientação educacional do Dante, profª Silvana Leporace, ressaltou a importância do movimento e da participação da Escola na causa. “O Colégio, mais uma vez, demonstra sua preocupação em educar no sentido amplo da palavra, pois conscientizar a comunidade no tocante à prevenção é tarefa de todos. Por isso, usamos todos os canais de que dispomos neste Outubro Rosa para fortalecer a imagem e chamar a atenção para o tema”, afirmou a professora.