Alunos vão a mostra com itens históricos do Vaticano

Publicado em 28 de outubro de 2012 às 19:47

Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, da 1ª e da 2ª série do Ensino Médio visitaram, nas últimas semanas, a exposição “Esplendores do Vaticano: uma jornada através da fé e da arte”, instalada na Oca, no Parque do Ibirapuera. No local estão dispostas 200 peças, entre originais e réplicas, relacionadas, de alguma maneira, com a Igreja Católica. Algumas delas nunca haviam saído do Vaticano.

A mostra foi dividida em 11 partes com temáticas diferenciadas, que variam desde fragmentos encontrados no segundo século do Cristianismo (como parte do túmulo de São Pedro com os dizeres “Pedro está aqui”) e cartas sobre a doutrina cristã em várias línguas (como chinês e tâmil) à indumentária e ornamentos utilizados pelos papas e outras relíquias pertencentes à Igreja. Há, também, esculturas e quadros, reforçando a importância da arte para a religião e vice-versa, além da reprodução do ambiente em que Michelangelo trabalhou enquanto pintava a Capela Sistina. Uma peça, em especial, agradou aos visitantes: o molde da mão do papa João Paulo II, feito em 2002 para a produção de uma peça em bronze, que pôde ser tocada por todos os visitantes.

“Na exposição, eles puderam entender um pouco mais a importância do Renascimento na Itália e, nesse contexto, a relevância da arte em geral e da arte sacra naquele país. Por isso é uma viagem através da arte e da fé: o ambiente não era dedicado somente a trabalhar religião”, explicou o coordenador do Departamento de História, prof. Carlos Diago. “Há muito conteúdo cultural e artístico, como os jogos de luzes corriqueiros na arte da época e os objetos usados por Leonardo da Vinci. E ver tudo isso em livros e na lousa é totalmente diferente de ter um contato mais próximo, como ocorreu na excursão.”

Os guias que coordenaram a excursão destacaram que, por ser proibido a princípio, o cristianismo tinha sua principal manifestação por meio da arte – fator que teria valorizado a arte sacra. Os professores que participaram das excursões também intervieram no decorrer do percurso e complementaram as explicações, recebendo colaborações, também, dos próprios alunos.

Carolina Rubini, da 1ª série do Ensino Médio, disse ter gostado da excursão por servir de complemento ao que aprendeu no Colégio e em sua viagem nas férias. “Fui ao Vaticano no meio do ano e, durante as explicações, lembrei-me de algumas coisas que vi lá. Mas também aprendi curiosidades sobre assuntos dos quais não fazia ideia, e as partes de que mais gostei foram as dedicadas aos papas e às que abordaram fatos sobre Michelangelo”, explicou.

De fato, a mostra guarda para os estudantes referências históricas pouco conhecidas. A aluna da 1ª série Giovana Castro de Oliveira destacou a existência do Circo de Nero, local em que cristãos eram executados, pois, até então, não sabia que o imperador Nero havia construído um ambiente próprio para tentar garantir a erradicação da crença até então proibida. Dos devotos de Cristo executados no local, São Pedro é o mais conhecido. “Gostei bastante da área dedicada aos papas e achei o Circo de Nero, de que nunca tinha ouvido falar, curioso”, destacou a aluna, que também ressaltou a importância de analisar cuidadosamente as peças ali exibidas em busca de características subjetivas.

A exposição deve ficar na Oca até 21 de dezembro de 2012. Os guias do local informaram, no entanto, que há a possibilidade de o prazo ser prorrogado.