Dante High School celebra formatura de sua 2ª turma

Publicado em 18 de dezembro de 2012 às 15:04

O Colégio Dante Alighieri realizou a colação de grau da segunda turma do programa Dante High Schol na sexta-feira, 14 de dezembro. Os alunos que receberam o diploma haviam encerrado o curso, proferido em inglês aos moldes do currículo do Ensino Médio americano, em 2011. Entretanto, pelas regras do programa, a cerimônia oficial só ocorre no ano em que os estudantes concluem também a 3ª série do Ensino Médio do currículo brasileiro.

Antes da cerimônia, enquanto se preparavam para entrar no auditório Miro Noschese, os formandos Guilherme Radel, Eduardo Cutait, Victor Thut e Willy Maalouli fizeram uma avaliação do curso, destinado a alunos do 9º ano à 2ª série do Ensino Médio.

“Com certeza, as aulas de economia e história irão ajudar em meu futuro profissional”, disse Eduardo Cutait, aprovado em administração na ESPM. Já Victor Thut ressaltou a diferença do curso em relação ao Ensino Médio brasileiro. “Foi uma experiência realmente nova, pois os professores [todos eles nativos de países de língua inglesa] são bem diferentes dos professores do Brasil”, afirmou.

A cerimônia

A mesa diretora para o evento foi composta pelos seguintes nomes: sr. Eric Adler, vice-cônsul dos Estados Unidos em São Paulo; dr. José de Oliveira Messina, presidente do Colégio; professor James Vermon Taliaferro, superintendente da Texas Tech University (TTU, entidade responsável pelo programa de High School); dr. José Luiz Farina, vice-presidente da Escola; professor Lauro Spaggiari, diretor geral pedagógico; e professora Rossella Beer, coordenadora do Dante High School.

Após a formação da mesa, foram executados os hinos nacionais dos Estados Unidos e do Brasil. Em seguida, a professora Rossella Beer discursou. “Vocês [alunos] têm uma força incrível. Ela está guardada, mas vocês saberão usá-la no momento certo.”

Representando a TTU, James Taliaferro também discursou, apontando o histórico do programa de High School no Brasil, além de elogiar os formandos. “Parabéns pela dedicação e pela perseverança. Com as matérias aprendidas no High School, vocês estarão preparados para negociar, para se relacionar, para tomar decisões”, afirmou. Já o vice-cônsul dos Estados Unidos em São Paulo, Eric Adler, destacou o fortalecimento da relação entre os dois países proporcionado pelo programa educacional, apontando sua importância para os estudantes. “Esse programa é um exemplo visionário. Conhecer línguas e outras culturas pode definir suas vidas. Esses conhecimentos sempre serão úteis para vocês daqui para frente.”

Logo depois da entrega dos diplomas ao primeiro grupo de formandos, o professor do Dante High School Robert Gardner fez um discurso bem-humorado, que, ao mesmo tempo, emocionou os formandos. “A partir desta noite, o High School ficará como uma memória para vocês. Mas o importante é que vocês não se esqueçam de continuar aprendendo, crescendo e sonhando”, disse.

Com mais um grupo de formandos tendo recebido seus diplomas, Catarina de Vasconcellos e Eduardo Rubini, oradores da turma, subiram ao palco para discursar. “O High School ajuda a formar mais que estudantes. Ajuda a formar líderes, pessoas. Agradecemos a todos os professores e funcionários. Ontem, eu tinha um sonho. Hoje o realizei”, afirmaram.

Em seguida à entrega dos diplomas ao último grupo de formandos, foi exibido um vídeo institucional da Texas Tech University e executado o hino do Colégio Dante Alighieri.

A St. Andrew Society of São Paulo Pipes e Drums, uma banda de músicas escocesas, finalizou a cerimônia tocando algumas marchas e conduzindo o público presente para o coquetel, servido no pátio do edifício Michelangelo. Antes, porém, os formandos fizeram questão de jogar seus capelos para cima, simbolizando a formatura.

Pai da aluna Mariana Nogueira Camargo Pinto, Luís Otávio Camargo Pinto não escondeu o orgulho por ver a filha completar mais uma etapa. “Além do idioma, que é de extrema importância, essa vivência dos alunos com matérias específicas do currículo americano e a aproximação com a cultura americana proporcionadas pelo High School não têm preço. Estou muito satisfeito e hoje é um dia especial”, afirmou.