Dante foca letramento científico no E. Fundamental I

Publicado em 7 de janeiro de 2014 às 10:46

O Colégio Dante Alighieri ampliou, em 2013, a atenção dada ao aprofundamento nos estudos de ciências nas primeiras séries do ciclo básico. Em uma parceria da Coordenadoria do Ensino Fundamental I com o Departamento de Ciências da Natureza e Biologia, os alunos passaram a ter, desde cedo, um maior contato com o universo da ciência, reforçando aquilo que se denomina “letramento científico”. Esse é o nome dado à capacidade de compreender conceitos científicos e de aplicá-los em problemas reais.

Para isso, trabalham-se pontos como a identificação de questões, a aquisição de novos conhecimentos pela pesquisa, a explicação de fenômenos científicos e a busca de conclusões baseadas em observações práticas.

Segundo diretrizes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), “também faz parte do conceito de letramento científico a compreensão das características que diferenciam a ciência como uma forma de conhecimento e investigação; a consciência de como a ciência e a tecnologia moldam nosso meio material, cultural e intelectual; e o interesse em engajar-se em questões científicas, como cidadão crítico capaz de compreender e tomar decisões sobre o mundo natural e as mudanças nele ocorridas”.

Levando isso em conta, profissionais do Departamento de Ciências da Natureza e Biologia passaram a oferecer assessoria especializada aos docentes do Ensino Fundamental I para a integração de conteúdos que incentivam, por exemplo, a investigação científica no decorrer das aulas. Em 2013, as atividades foram realizadas com alunos do 2º e do 3º ano do Ensino Fundamental. Em 2014, as ações serão estendidas ao 4º e ao 5º ano.