Dante firma parceria com Universidade de Coimbra para realização de atividades conjuntas

Publicado em 28 de junho de 2023 às 13:09
Categorias: ,

Com o intuito de proporcionar experiências pedagógicas impactantes e atender aos diferentes objetivos traçados para o projeto de vida de seus alunos, o Dante firmou um acordo de cooperação acadêmica, científica e cultural com a Universidade de Coimbra, uma das mais antigas e melhores instituições de ensino superior do mundo.

O contrato foi assinado no dia 2 de junho, no Colégio, pelo presidente do Dante, dr. José Luiz Farina, e pela vice-reitora e pelo pró-reitor da universidade portuguesa, professores Cristina Albuquerque e Paulo Peixoto, respectivamente. A parceria será válida por cinco anos, podendo ser renovada de forma automática pelo mesmo período.

Após um contato inicial entre as duas entidades, uma comitiva de Coimbra visitou o Colégio no fim de 2022, quando decidiu propor uma parceria. “Eles conheceram os nossos principais projetos, o Cientista Aprendiz, o Dante UN e os laboratórios de cultura maker e ficaram encantados com a proposta pedagógica e com a qualidade de ensino da escola”, conta Laura Vetere, guidance counselor do Dante.

No acordo, ambas as instituições se comprometem a desenvolver atividades conjuntas, como seminários, colóquios, congressos e outros eventos de caráter acadêmico. A ideia é também promover ações de intercâmbio cultural e parcerias em pesquisa. Além disso, os jovens dantianos poderão desfrutar de outros benefícios, entre os quais estão:

  • participação em aulas com professores especialistas em suas áreas;
  • isenção da taxa de candidatura para o ingresso na Universidade de Coimbra, no ano letivo subsequente ao término do Ensino Médio;
  • apoio para a realização das provas internas do processo seletivo;
  • acesso a material informativo acerca da oferta de cursos da Universidade de Coimbra;
  • acesso a projetos de extensão universitária.

Tradição e inovação

Assim como o Dante, a Universidade de Coimbra é tradicional e inovadora em seu campo de atuação. Com 733 anos, é a faculdade mais antiga de Portugal e está posicionada entre as 500 melhores do mundo, segundo o QS World University Rankings. Pública, a instituição foi a primeira e a única universidade de língua portuguesa até o início do século 20, o que se traduziu na sua classificação como patrimônio mundial pela Unesco em 2013.

Atualmente, a Universidade de Coimbra conta com oito cursos (letras, direito, medicina, ciências e tecnologia, farmácia, economia, psicologia e ciências da educação e ciências do desporto e educação física) e mais de 22 mil alunos.

Nos últimos anos, Portugal tem sido um dos principais destinos de universitários brasileiros. O custo-benefício, a possibilidade de ingresso com a nota do Enem e o idioma são alguns dos fatores que explicam o aumento da procura. “Além disso, são faculdades de altíssima qualidade com um preço mais interessante do que as de outros países do Hemisfério Norte”, afirma Laura Vetere.

Outro atrativo da Universidade de Coimbra é o curso de direito luso-brasileiro, cujo diploma é aceito tanto em Portugal como no Brasil. “Trata-se de algo muito exclusivo. Muitas pessoas que querem fazer direito fora do país desistem da ideia em função da enorme burocracia que existe para validar o diploma internacional. Essa é uma facilidade que a universidade proporciona com uma excelência reconhecida internacionalmente”, explica a guidance counselor.

Com o novo acordo, o Dante amplia sua rede de parceiros internacionais. A Universidade de Coimbra se junta a outros projetos colaborativos, como os das italianas Università Bocconi, UniTrento e Università di Bologna, além da University of Missouri, com a qual o Colégio estrutura seu curso de High School.

,
Liceo Scientifico, opzione Scienze Applicate - Scuola Paritaria Italiana Cambridge - English Qualifications Mizzou - University of Missouri
error: Conteúdo protegido!!