6ª edição do Dante UN ocorre em formato inédito e com prêmio internacional

Publicado em 19 de outubro de 2022 às 9:50
Professores Jackson de Farias (história) e Marcia Saltini (geografia) lideraram a organização do Dante UN 2022

O Colégio Dante Alighieri promoveu, entre os dias 6 e 8 de outubro, a 6ª edição do Dante UN, sendo a quinta presencial, visto que em 2020 o evento ocorreu virtualmente. O projeto, realizado pelo Departamento de História, Filosofia e Sociologia em conjunto com o Departamento de Geografia, consiste na preparação de alunos do Ensino Médio e do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental para experienciar o modelo de simulação da ONU.

A cerimônia de abertura deu a medida da importância do evento. Diante de um auditório Miro Noschese lotado, a professora Valdenice M.M. de Cerqueira, diretora-geral educacional do Colégio, fez um discurso emocionante aos participantes. “Agradeço a todos que estão possibilitando a realização deste evento tão necessário para a formação acadêmica completa e de excelência. No dia de hoje, estamos levando a termo a máxima de John Dewey, que é um dos meus filósofos e educadores preferidos. Ele diz: ‘A escola não é o laboratório da vida, é a própria vida’. Com atividades como essa, a vida pulsa mais na escola e em cada um de nós, educadores.”

Professora Valdenice M.M. de Cerqueira discursa na abertura do Dante UN

Também se dirigiram à plateia os secretários-gerais do Dante UN Victor Miranda Pinheiro e Tomás Peres Ribeiro, da 3ª série, que se mostraram emocionados com a adesão ao avento. “Vocês não imaginam a felicidade que me dá ao ver um auditório cheio, com pessoas de várias escolas diferentes e a nossa delegação do Dante em peso. Nunca vivi um momento de tanta emoção em simulações da ONU”, disse Victor.

“As simulações do Dante sempre foram organizadas pelos alunos de uma forma coletiva e colaborativa. A troca de conhecimento e de experiência dentro desse ambiente é totalmente potencializada e, assim, pude aprender coisas novas junto a meus colegas que me acompanham até hoje. Por isso, esse evento é tão especial para mim”, afirmou Tomás.

Em seguida, o jurista Walter Fanganiello Maierovitch foi chamado ao palco para ministrar uma palestra em que discorreu sobre temas presentes nas sessões de debate, como corrupção e lavagem de dinheiro. Por fim, com uma apresentação musical do professor Divino Barbosa, foi dado início à 6ª edição do Dante UN.

Dante UN 2022

Desde 2017 voltado aos jovens dantianos, o evento contou pela primeira vez com a participação de outras nove escolas do estado de São Paulo. Os 120 estudantes inscritos foram divididos em cinco comitês para representar cerca de 60 países em discussões como as realizadas nas conferências da ONU.

Os comitês e os respectivos temas debatidos eram: Conselho dos Direitos Humanos (caso Julian Assange), COP-46 (lixo eletrônico), Unesco (proteção e educação de crianças em zonas de conflito), Conselho de Segurança (Massacre de Munique) e Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (combate à corrupção e lavagem de dinheiro a nível internacional).

Dante UN 2022

Para cada um dos comitês, foram preparados guias escritos pelos secretários-gerais do Dante UN, ou seja, estudantes da 3ª série do Ensino Médio e ex-alunos que já haviam simulado em outras edições. Com esse auxílio e as sessões realizadas ao longo dos três dias de evento, os participantes aprenderam sobre a realidade das diferentes nações e desenvolveram habilidades típicas da diplomacia.

“É um evento que mobiliza de uma vez só todos os conhecimentos que eles desenvolvem na área de ciências humanas. Além da pesquisa, há duas coisas que fazem muita diferença: uma delas é a oratória – eles se tornam excelentes oradores. E tem mais uma coisa, e isso foi o que mais me emocionou: a integração. Os alunos do Dante tiveram de negociar e aprender com pessoas que eles nunca tinham visto. Não só os alunos fizeram boas amizades como os professores também. Criou-se uma espécie de rede de troca de informações”, analisa o professor Jackson Costa de Farias, coordenador de história, filosofia e sociologia.

Do Dante para os Estados Unidos

De maneira a prestigiar o Dante UN em sua internacionalização, as diretorias executiva e pedagógica concederam um prêmio especial ao melhor delegado dantiano da edição de 2022 do evento: João Miguel Sastre, da 1ª série.

Representando o Irã no comitê COP-46, ele terá a oportunidade de defender o Dante na 27ª edição da BUSUN, a simulação das Nações Unidas realizada pela Universidade de Brown, em Rhode Island, nos Estados Unidos, em novembro de 2023. Já os secretários-gerais do Dante UN Tomás Peres Ribeiro e Victor Miranda Pinheiro, alunos da 3ª série, foram premiados com a taxa de inscrição para o mesmo evento.

João Miguel Sastre, melhor delegado do Dante UN
João Miguel Sastre ganhou prêmio de melhor delegado dantiano

“Não esperava ganhar, porque era a minha primeira vez fazendo o modelo de simulação da ONU. Aprendi muito sobre o tema em si e sobre os outros países. Agora vou começar a treinar efetivamente as simulações da ONU para estar muito bem preparado. Estou muito ansioso para competir pelo Colégio e representar não só o Dante como o Brasil na BUSUN”, celebra João Miguel.

Cada um dos cinco comitês do Dante UN foi avaliado seis vezes, sendo que em cada sessão havia examinadores diferentes. Além das mesas diretoras fixas, professores do Dante e de outros colégios se alternavam entre as bancas julgadoras.

Cerimônia de premiação Dante UN

Confira todas as premiações concedidas no Dante UN 2022:

Escolas premiadas com medalhas e certificados

Colégio Dante Alighieri

Colégio Augusto Laranja

Colégio Palmares

Colégio Cantareira

Colégio Magno

EE Conde José Vicente de Azevedo

Colégio Maria Imaculada de São Paulo

Escola Morumbi de Alphaville

Escola Alef Peretz