Laboratórios de Cultura Maker

No Colégio Dante Alighieri, existem espaços fundamentais para o desenvolvimento de competências e habilidades nos eixos de cultura digital, cidadania digital, pensamento computacional, cultura maker, letramento financeiro e empreendedorismo social:

· No FabLutz, alunos do 1º ao 3º ano colocam a mão na massa e exploram micromundos imersivos e desafiadores.

· No FabVannucci (homenagem à ex-aluna Marta Vannucci, que foi bióloga e uma das fundadoras do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo – IOUSP), alunos do 4º ao 5º ano desenvolvem habilidades de programação, cidadania e cultura digital.

· No FabLattes (homenagem ao ex-aluno Cesar Lattes, um dos físicos mais importantes do Brasil), alunos do 6º ao 8º ano desenvolvem projetos interdisciplinares com foco nos multiletramentos e na alfabetização midiática.

· No FabDante (homenagem ao patrono do Colégio), alunos do 9º ano à 2ª série do Ensino Médio desenvolvem projetos interdisciplinares que mobilizam temas como empreendedorismo, design thinking, inteligência artificial, inovação, tecnologia e engenharia com a finalidade de produzir protótipos que resolvam problemas sociais da cidade de São Paulo, do Brasil e do mundo. Além disso, o FabDante também é um dos espaços utilizados para realização das atividades de algumas disciplinas eletivas e do Programa Cientista Aprendiz, principalmente daqueles projetos que são da área de tecnologia e engenharia.

Os Fabs do Colégio Dante Alighieri contam com notebooks, Chromebooks, iPads e programas de ponta para a construção dos projetos digitais; impressoras 3D – que imprimem desenhos elaborados digitalmente em formato plástico; fresadoras, que moldam um protótipo 3D ao modelo construído no computador; máquinas de corte a laser; e máquinas para produção de adesivos e estampas de diversos materiais. Cada máquina é responsável por um processo que traz autonomia ao aluno na produção de quaisquer projetos que ele deseja criar. O FabLattes conta também com estúdios de rádio e TV.