Dante é colégio brasileiro com melhor desempenho na Olimpíada Matemática sem Fronteiras

Publicado em 1 de julho de 2019 às 10:10
Categorias: , , ,

O Colégio Dante Alighieri conquistou 7 medalhas de ouro estaduais e 7 medalhas de ouro nacionais na última edição da Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras, tornando-se o colégio brasileiro com o melhor desempenho na competição no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio. Essa foi a 3ª participação do Dante na Olimpíada, sendo que a cada ano aumenta o número de alunos participantes e melhora o resultado conquistado por eles. A prova é feita em grupo e valoriza a colaboração, o trabalho em equipe e a habilidade para resolução de problemas, atendendo a todas as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Mundialmente, a competição conta com mais de 300 mil estudantes participantes em mais de 33 países. Um outro diferencial e desafio da prova é que uma de suas questões deve ser respondida em língua estrangeira pelos alunos, podendo escolher entre alemão, espanhol, francês ou inglês. “É uma prova que exige organização e divisão de tarefas e evidencia a confiança no outro. Enriquece a responsabilidade compartilhada para alcançar resultados, oferece espaço para que os alunos trabalhem a imaginação, a iniciativa e o pensamento crítico e para que aprendam uns com os outros, expressando suas habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas”, afirma o professor Milton Sgambatti, coordenador do Departamento de Matemática.

Em 2019, o Dante contou com a participação de 1.142 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio – foi o recorde de inscritos até então, mais do que dobrando a quantidade de participantes do ano passado. “A participação dos alunos nessa olimpíada de matemática é espontânea, e essa atividade, além de não valer nota, é aplicada no contraturno das aulas e aconteceu logo após a semana de provas do 1º período”, conta Milton, confirmando o crescente interesse dos estudantes na atividade. O desempenho das turmas também melhorou este ano, sendo que em média o acerto foi de 94,5% da prova. “Nossa performance na olimpíada, além de ser uma avaliação internacional, funciona também como uma avaliação externa e é extremamente positiva, pois impressiona pelos resultados obtidos. A cada ano nossos alunos têm obtido resultados melhores, o que mostra a qualidade deles e como eles têm se envolvido com esse desafio internacional e com a matemática”, comemora o professor. As medalhas e os certificados de participação e premiação serão entregues aos alunos na Mostra Dante GEN, prevista para acontecer em outubro.

, , ,