Dante celebra missa de Primeira Eucaristia

Publicado em 4 de dezembro de 2013 às 11:59

Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental se reuniram, na manhã e tarde de 30 de novembro, sábado, para dar um passo adiante em suas atividades de formação religiosa. Após passarem o ano fazendo catequese, eles participaram do encontro para celebrar a Primeira Eucaristia.

Ansiosos, todos prestaram grande atenção aos dizeres do padre Paulo Roberto Guimarães, que conduziu ambas as celebrações eucarísticas (foram realizadas duas cerimônias a fim de que os alunos e suas famílias fossem recebidos confortavelmente). O sacerdote parabenizou os alunos por terem assumido o compromisso da Comunhão, estendendo também os cumprimentos ao grupo voluntário de catequistas que visitou o Dante no decorrer do ano para oferecer a formação.

Padre Paulo relembrou a importância de os pais se aproximarem dos filhos para que deem bons exemplos e falem de fé. “Moisés falou para o povo da catequese para as crianças, mas os pais não conversam com os filhos. Pais, não terceirizem a fé. Vocês são parte do processo de aprendizado deles”, afirmou.

O presidente do Colégio, dr. José de Oliveira Messina, falou a todos sobre suas lembranças na catequese, realizada em 1935, e relembrou da atenção dada ao ensino de religiosidade na instituição. “Percebe-se que, já àquele tempo, as escolas italianas procuravam, por meio de sacerdotes, trazer a Igreja aos alunos, como disse o papa Francisco: Não mais esperar que o povo vá à Igreja, mas levar a Igreja até o povo”, disse.

Ele também enalteceu o trabalho dos catequistas que passaram pelo Dante nas últimas décadas. “Coloco em evidência a dedicação e o amor com que nossos voluntários colaboradores, há quase 30 anos, vêm assistindo e levando a termo a catequese dos infantes.”