Dante celebra 69 anos da república italiana

Publicado em 8 de junho de 2015 às 9:46

O Colégio Dante Alighieri celebrou, no dia 2 de junho, os 69 anos da criação da República Italiana. Realizada no ginásio de esportes, a comemoração reuniu membros da Diretoria da instituição, como o dr. José Luiz Farina, presidente do Colégio, e convidados, entre os quais Michele Pala, cônsul-geral da Itália, além de alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, que cantaram os hinos italiano e brasileiro e hastearam as bandeiras nacionais.

O evento teve início com a execução dos hinos. Assim, enquanto os alunos cantavam e balançavam pequenas bandeiras das duas nações, simbolizando a união entre elas, outros três dantianos hasteavam asbandeiras do Brasil, da Itália e do Estado de São Paulo. O hasteamento foi realizado pelos alunos Luiz Mateus Santos Capalbo, do 3ºA, Giulia Monticelli Wydra Niaradi, do 3ºB e da Beatriz Fernandes da Rocha Haber, do 3ºC, respectivamente.

Em seguida, a aluna Annick Arruk Nicoli, do 9ºC, leu um texto em italiano no qual agradeceu a presença de todos e celebrou o trabalho de divulgação da língua e da cultura italiana no Colégio. ”A Itália sempre fascinou pela sua música, arte, moda e culinária no mundo todo. Ainda hoje, continua a influenciar a cultura internacional oferecendo importante contribuição no campo da ciência e tecnologia. Por isso, esperamos que aumente sempre a amizade entre o povo italiano e o povo brasileiro”, disse.

O presidente do Dante, dr. José Luiz Farina, relembrou dois grandes marcos para a história da instituição: sua inauguração e a criação da República na Itália. “Era fevereiro de 1913. O imponente prédio de tijolinhos da Alameda Jaú finalmente abria seus pesados portões de ferro. Daí para frente, o Colégio Dante Alighieri tem feito história e dela participado como um dos principais protagonistas da educação paulistana. E a Itália, terra de onde vieram nossos fundadores, no dia 2 de junho de 1946, tornou-se República, evento que estamos, hoje, comemorando”, afirmou. Por fim, Michele Pala, cônsul-geral da Itália em São Paulo, também fez seus agradecimentos.

no images were found