Crescendo Juntos: ação propõe o debate de temas pertinentes ao processo de desenvolvimento de crianças do Maternal ao 1º ano

Publicado em 16 de abril de 2024 às 11:04
Categorias:

As famílias da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental inauguraram uma proposta diferenciada: uma roda de conversa mediada por especialistas do Colégio. A iniciativa, intitulada Crescendo Juntos, faz parte das ações da Escola da Família, um trabalho que o Dante realiza há alguns anos na promoção de palestras e encontros que possam colaborar com o conhecimento das famílias em relação ao desenvolvimento de seus filhos. 

O primeiro encontro foi mediado pela orientadora educacional Roberta Ginez. Sob o tema “Socialização das crianças na primeira infância”, o evento, realizado no final do mês de março, foi direcionado às famílias do Maternal 1 e 2. 

Na ocasião, o público foi recebido com um café da manhã no pátio do edifício Michelangelo e depois foi direcionado para a Sala do Conto, em que os participantes se distribuíram em uma roda. O espaço físico não foi escolhido por acaso. “É um ambiente da Educação Infantil e, portanto, só os alunos desse segmento utilizam o local. Então, a ideia foi receber os pais, as mães ou os responsáveis no local que seus filhos frequentam e que, por isso, faz parte da rotina das crianças”, pontuou Roberta.

Entre os objetivos da roda de conversa, de acordo com a pedagoga, está proporcionar uma experiência enriquecedora a pais, mães ou responsáveis, uma vez que o encontro em grupo favorece o diálogo e propicia a circulação de depoimentos das famílias, que compartilham diferentes estratégias utilizadas com seus filhos. 

Um dos pilares fundamentais trabalhados com alunos e alunas do Maternal 1 e 2 é a socialização. É o que conta Roberta: “Como orientadora educacional da Educação Infantil, atendendo a demanda dos pais, eu fui percebendo durante as reuniões individuais quais eram as maiores preocupações das famílias. A primeira delas era a adaptação, e a segunda era a socialização”.

A partir desse diagnóstico, a Escola organizou algumas reuniões antes do início do ano letivo para atender as necessidades de públicos diferentes. Além disso, o Dante estabeleceu um olhar amparado em três aspectos principais: social, emocional e pedagógico. “Serão esses pontos que irão nortear a vida dos alunos. E nós, Escola, somos a base. Então, como a Educação Infantil tem como foco a socialização, pensamos muito no aspecto emocional também.” 

Ao final da roda de conversa, Roberta fez a leitura do livro “Sempre Juntos”, emocionando os familiares presentes. 

"Crescendo Juntos" reúne pais, mães e responsáveis de alunos da primeira infância
Iniciativa “Crescendo Juntos” promove debate sobre socialização dos alunos da Educação Infantil

As famílias do Jardim e do 1º ano também tiveram a oportunidade de se reunir para uma roda de conversa. O encontro aconteceu no início do mês de abril, com a mediação das orientadoras educacionais Camila Barazetti e Natalia Zolli.

Com o tema “Convivência saudável”, a conversa contou com a participação de cerca de vinte e sete pais e responsáveis. O encontro também aconteceu na Sala do Conto, e os presentes contaram com a recepção de um café da manhã nas dependências do Colégio. 

Camila, pedagoga e orientadora do Jardim, comentou que uma das palavras-chave do ano é “gentileza”, conceito que vem sendo trabalhado durante as aulas com os alunos. “Gentileza vai além da convivência saudável. Convivência saudável é respeito, condição básica que precisa existir nas relações. Outro motivo pelo qual escolhemos esse tema, que nós [equipe pedagógica do Colégio] trabalhamos com as crianças desde o Maternal, é porque a convivência saudável é uma ação de prevenção ao bullying.”

Durante o encontro, as orientadoras relataram algumas das atividades que foram desenvolvidas com os alunos. “Nas salas do 1º ano, eu me sentei com eles [alunos] e perguntei: ‘o que é convivência saudável? Quem sabe?’”, comenta Natalia. A partir das respostas das crianças, a orientadora teceu diálogos com exemplos pertinentes à rotina dos alunos, evidenciando com representações práticas do que se trata a convivência saudável. 

Após contar uma história às crianças, a orientadora promoveu uma ação pensando no aspecto do respeito ao próximo. A dinâmica consistia em um caça ao tesouro. Em duplas, de mãos dadas e unidas por um laço, os alunos deveriam procurar um objeto escondido pela sala utilizando apenas uma de suas mãos. O tesouro era uma massinha colorida. Ao encontrá-la, os alunos deveriam dividi-la ao meio e, com o seu pedaço, fazer um presente para outro colega. 

A atividade de caça ao tesouro foi adaptada e realizada com os pais na ocasião da roda de conversa. Após a dinâmica, as orientadoras conversaram sobre os aprendizados promovidos a partir dessa atividade, e os pais posicionaram algumas habilidades que foram requeridas, tais como trabalho em equipe, paciência e comunicação.

Confira a seguir o registro dos dois encontros. 

Liceo Scientifico, opzione Scienze Applicate - Scuola Paritaria Italiana Cambridge - English Qualifications Mizzou - University of Missouri
error: Conteúdo protegido!!