Categorias: Institucional, Notícias
No mês de maio, foi publicado um livro em que a coordenadora de inglês do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio, Milena Carmona, contribuiu. A professora escreveu o capítulo “A cadeia criativa como possibilidade para compartilhar práticas pedagógicas em espaço de formação docente”, em coautoria com a sua orientadora, Fernanda Liberali. A obra “Formando formadores para a escola do século XXI, relatos da pesquisa VIII” foi escrita para docentes que buscam aprimorar suas práticas de ensino.
Milena foi convidada pela organizadora do livro, Lilian Passarelli, que gostou da dissertação de mestrado de nossa professora, cujo tema era a desencapsulação do currículo de inglês. “Como a dissertação foi bem conceituada, Lilian me convidou para fazer um capítulo para o livro, pois ela achou muito interessante”, contou a coordenadora. A desencapsulação faz parte de um conceito que entende que cada matéria tem suas cápsulas, e elas devem ser praticadas em atividades na qual se unem e acontecem simultaneamente, como na vida real.
O capítulo se debruça sobre a desencapsulação do currículo de inglês e conversa com a formação dos professores. Milena explica o motivo da escolha do tema: “Acredito que não dá para pensar em uma escola crítica, democrática e colaborativa se não tivermos um espaço de formação docente que promova práticas para que os professores possam exercer sua colaboração, sua criticidade”.
O livro pode contribuir para os demais professores pois agrega o conceito de cadeia criativa, sendo fundamental na mudança da educação. Esta definição traz o docente para perto dos alunos e reflete debates e exemplos cotidianos durante as aulas, pois o professor também foi ensinado dessa mesma forma, transmitindo o que foi aprendido de maneira intensificada.