Conhecer, compreender e vivenciar: Dante promove viagem a Brasília para alunos da 1ª série

Publicado em 28 de abril de 2023 às 15:19

O Dante tem como missão preparar seus alunos para atuarem com responsabilidade em uma sociedade de rápidas mudanças e desafios urgentes. Pensando nisso, o Colégio promoverá para os alunos da 1ª série do Ensino Médio uma saída pedagógica para Brasília/DF e para a Chapada dos Veadeiros, entre os dias 27 e 30 de julho. A viagem estará atrelada ao projeto interdisciplinar da série, “Eu Cidade: Empreendedorismo social para soluções de problemas urbanos do município de São Paulo”.

Liderada pelos departamentos de História e Química, a saída pedagógica tem como propósito oferecer aos alunos a oportunidade de conhecer, compreender e vivenciar aspectos importantes da capital do país e do Parque Nacional dos Veadeiros, a fim de levar os estudantes a aperfeiçoar seus próprios projetos interdisciplinares. Estes, por sua vez, consistem na proposição de uma solução para algum problema urbano de São Paulo que melhore a qualidade de vida das pessoas por meio do empreendedorismo social.

Alunos da 1ª série do Ensino Médio na Esplanada dos Ministérios, em viagem a Brasília

A capital federal do Brasil, assim como o Parque Nacional dos Veadeiros, é declarada patrimônio da humanidade pela Unesco e oferece numerosas oportunidades de aprendizado, reunindo arquitetura, política e atualidade. Presenciar e vivenciar as características de uma cidade planejada permite que os alunos compreendam a importância da capital e do seu entorno pela perspectiva política, arquitetônica, institucional, ambiental e cultural.

No roteiro da viagem, destaca-se a visita aos seguintes lugares: Congresso Nacional; Superior Tribunal Eleitoral; Catedral Metropolitana de Brasília; Palácio do Itamaraty; Memorial JK; Praça dos Três Poderes; Palácio do Planalto; Chapada dos Veadeiros; Cachoeira do Poço Encantado; Cachoeiras do Rio Cristal; Rio São Miguel e Vale da Lua.

A viagem a Brasília representa o projeto interdisciplinar de maior duração do Dante. A saída pedagógica surpreende positivamente os alunos da 1ª série desde que foi idealizada. Em 2022, a aluna Camila Sastre, da então 1ª série I, impressionou-se com a estrutura da cidade. “A arquitetura é toda combinada. É muito satisfatório de ver [os projetos arquitetônicos], porque tudo parece que se encaixa perfeitamente.”

Seu irmão e colega de classe, João Miguel Sastre relatou que a viagem pôde contribuir com seu projeto interdisciplinar. “Por ser uma cidade planejada, Brasília já tem muitas soluções que você consegue ver aplicadas. Foi algo bem palpável. A viagem nos ajudou a ter uma percepção melhor dos problemas.”