Com proposta sustentável, projeto dantiano é premiado na Febrace 2024

Publicado em 4 de abril de 2024 às 10:45
Categorias: , ,
Premiação Febrace 2024
O aluno Pedro Henrique Guerreiro (ao centro) ao lado do orientador Wayner Klen (à esquerda) e do coorientador Michael Douglas Silva (à direita) na cerimônia de premiação da Febrace 2024

O estudante Pedro Henrique Guerreiro, da 3ª série do Ensino Médio, conquistou o terceiro lugar na categoria Engenharia da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada entre os dias 18 e 22 de março na Universidade de São Paulo (USP). Maior mostra pré-universitária de projetos de ciências e engenharia do país, o evento reuniu neste ano 226 trabalhos, desenvolvidos por 498 estudantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal – em 2024, os finalistas foram selecionados entre 2.900 inscritos, um recorde nos 22 anos da feira. 

O dantiano foi premiado com o projeto “Desenvolvimento de um gerador eólico a partir de turbinas Savonius”, elaborado no Cientista Aprendiz, o programa de pré-iniciação científica do Dante. O objetivo do trabalho consiste no estudo da eficiência das turbinas Savonius, que permitem a geração de energia com fluxos de ar não constantes. A ideia é sugerir mudanças e melhorias na turbina, como a troca de uma hélice e de outros materiais, de modo a aumentar a efetividade do equipamento. 

“É muito gratificante ver o meu trabalho ser reconhecido. Foi muito legal poder representar a escola e mostrar que todo o tempo que dediquei aos estudos do projeto valeu a pena. Não imaginava que a Febrace era tão grande e que a concorrência era forte assim. Procurei não pensar tanto nisso e, sim, pensar em dar o meu melhor. No final, tive um resultado bom e estou bastante feliz”, celebra o estudante.

Projeto de Pedro Henrique Guerreiro, do Dante, é premiado na Febrace 2024

Orientador do aluno, o professor Wayner Klen enaltece a proposta do projeto de seu pupilo. “A busca por formas mais sustentáveis de conversão de energias é um tópico que esteve em alta nas últimas décadas e, certamente, estará nas próximas. A conversão de energias eólica-elétrica é uma alternativa promissora, já que possui baixa pegada ecológica e é renovável. (…) As turbinas Savonius possuem maior eficiência em regiões de fluxo não constante de vento, como nos corredores de ônibus e de metrô, ambientes encontrados em abundância nos centros urbanos. Neste sentido, o estudo desenvolvido pelo Pedro desempenha um papel fundamental na viabilização da aplicação desta tecnologia nos centros urbanos.”

Aluno do Dante desde o Maternal, Pedro Henrique explica que a origem de seu projeto está intrinsecamente ligada ao Colégio. “Aqui sempre se trabalhou muito a conscientização sobre a importância de cuidarmos do meio ambiente. Tudo isso me levou a fazer um projeto voltado à produção de energia renovável, porque assim eu poderia ajudar o mundo a se tornar um lugar mais limpo. Foi justamente isso que me motivou a estudar as energias renováveis.”

Ele ainda destaca a importância do Cientista Aprendiz em sua formação acadêmica e pessoal: “O programa me ensinou a ser melhor academicamente, aprendendo a ir atrás de informações verificadas cientificamente, assim como [me ensinou] a aprimorar a minha oralidade. Eu era uma pessoa mais retraída, e o Cientista me ajudou a falar com mais desenvoltura, então é um programa que foi importante para mim tanto do ponto de vista pessoal como acadêmico”. 

Aluno do Dante, Pedro Henrique Guerreiro apresenta trabalho na Febrace 2024

Em preparação para o vestibular, Pedro Henrique almeja estudar engenharia mecânica ou engenharia mecatrônica na Escola Politécnica (Poli-USP). Lá, ele planeja dar continuidade a seu projeto, cuja etapa seguinte envolve testes no túnel de vento que servirão para validar os resultados obtidos até o momento. 

, ,
Liceo Scientifico, opzione Scienze Applicate - Scuola Paritaria Italiana Cambridge - English Qualifications Mizzou - University of Missouri
error: Conteúdo protegido!!