Colégio realiza colação de grau da 3ª série do EM

Publicado em 20 de dezembro de 2012 às 15:00

Em duas noites de festa – 17 e 18 de dezembro –, o Colégio Dante Alighieri realizou, no ginásio de esportes Tulio Nelson Canale, a colação de grau dos alunos da 3ª série do Ensino Médio de 2012. Nas duas cerimônias, a mesa diretora contou com a presença do presidente do Colégio, dr. José de Oliveira Messina, do diretor geral pedagógico da Escola, prof. Lauro Spaggiari, da coordenadora do Serviço de Orientação Educacional, profa. Silvana Leporace, e da assistente da Diretoria Geral Pedagógica para o Ensino Médio, profa. Suely Matiskei.

Em 17 de dezembro – data em que colaram grau as salas A, B, C e D –, o paraninfo escolhido foi o professor Jackson Fergson Costa de Farias (de História), enquanto os professores Sérgio Barbosa de Souza, de Português (pelas salas A e B), Helena Sanches Russano Alemany, de Matemática (pela B), Christian Tadeu Gilioti, de Filosofia (pela C), e Marcelo Spinola da Silva, de Geografia (pela D), receberam homenagens. No dia seguinte, as turmas E, F, G e H tiveram como paraninfo o professor Lucas Kodama Seco (de História), enquanto os professores Marcelo Jorge de Morais, de Biologia (pela sala E), Adilson Sismotto, de Geografia (pela sala F), Rita Maria Magalhães Marques, de Português (pela G), e Edson Martins Júnior, de Sociologia (pela H), foram homenageados.

Após a entrada dos alunos e a execução do Hino Nacional, o diretor geral pedagógico, prof. Lauro Spaggiari, discursou. “Tenho certeza de que vocês levam do Dante valores como ética, moral, respeito ao próximo e preocupação com o meio ambiente. Esse conjunto de princípios servirá de inspiração para vocês ajudarem a construir um mundo mais justo e melhor”. Já o presidente do Colégio, dr. José de Oliveira Messina, destacou que os formandos compõem a primeira turma do segundo centenário do Dante. Também exaltou o patrono dos estudantes de 2012, o ex-aluno Liberato Di Dio, pedindo que os jovens sigam o exemplo do médico, que se destacou em seu ramo profissional.

Dr. Messina ainda transmitiu aos alunos a mensagem de boas-vindas enviada pelo dr. Paolo Fabrizziani, presidente da AEDA (Associação de Ex-alunos do Dante Alighieri), que, por motivos de saúde, não pôde comparecer à cerimônia. Em seguida, o presidente do Colégio pediu uma salva de palmas para o dr. Paolo.

Intercalando a entrega dos diplomas aos formandos, os paraninfos – cada um em seu dia – fizeram seus discursos. O professor Jackson explicou o significado de paraninfo e disse se sentir um “pequeno pai” dos alunos, aconselhando-os a cultivar o amor e a perseverança, acreditando que sempre é possível melhorar. O professor Lucas Kodama também deixou sua mensagem. “Agora é a hora de vocês fazerem suas histórias. Tenham ética, honestidade, iniciativa e coragem sempre.”

Na primeira noite, Eduardo Rubini e Jacqueline Chen foram os oradores. “Temos gratidão àqueles que nos ensinaram. Temos amor de um jeito singular que o Dante nos ensinou a ter. Somos frutos da amizade e filhos do Dante”, disseram. Em 18 de dezembro, a aluna Carolina Ramunno Amaral também destacou os valores familiares e de amizade passados pelo Colégio. “Aqui aprendemos a ser felizes sendo nós mesmos. Agora, partimos para novos desafios que só podemos enfrentar por causa do Dante.” Henrique Silva Pedrotti, por sua vez, fez um discurso muito bem-humorado, repassando a história dos formandos na Escola. “O dia de hoje serve para consolidar a família Dante”, disse.

Nas cerimônias de colação de grau, ainda foram anunciados os alunos que receberam o diploma de menção honrosa por seus desempenhos durante o curso. Pedro Adde Anuardo (da 3ª série A) foi o primeiro colocado e assinou o livro de ouro do Colégio em 17 de dezembro. Na noite seguinte, o segundo colocado, Pedro Monti Schoenberger (da 3ª G), e o terceiro, Adriano Meiken Morelli (da 3ª H), também deixaram seus nomes escritos na história da Escola.

No último ato como alunos do Colégio, os formandos ouviram o Hino do Dante, encerrando a colação de grau. Ainda assim, os estudantes permaneceram no ginásio confraternizando uns com os outros.

Sílvia di Francesco Veiga estava emocionada com a formatura de Pedro di Francesco Veiga. Ele é o terceiro filho de Sílvia a se formar no Dante. “Por um lado é triste porque agora dá uma sensação de distância do Colégio que sempre foi a vida deles (dos filhos). Mas foi muito bom. O Pedro deixa o Dante como um grande menino, pronto para vida”, disse ela.

Crédito das fotos: Les Fotografias Escolares