Colégio encerra sua XIII Olimpíada Interna

Publicado em 5 de novembro de 2013 às 17:15

O Colégio Dante Alighieri encerrou em outubro sua XIII Olimpíada Interna. Iniciada em maio, a competição, que teve o apoio da Click Conta Bradesco, englobou disputas de futsal, basquetebol, voleibol, handebol, atletismo e xadrez.

A Olimpíada, que teve o futebol como tema, chegou a ser interrompida nas duas últimas semanas de junho devido às manifestações populares realizadas na Avenida Paulista. Seu término também foi adiado por causa das chuvas. Nada, porém, que atrapalhasse a festa esportiva dos dantianos.

“As competições dos esportes coletivos foram encerradas em setembro. Em outubro, terminaram as disputas de atletismo e xadrez. Ficamos extremamente felizes com a postura dos alunos e dos pais. Eles compreenderam o espírito da Olimpíada, no sentido de fazer do evento uma congregação, um encontro de colegas”, comemorou o professor Carlos Nicolás, coordenador do Departamento de Educação Física.

O professor Carlos aproveitou para agradecer o apoio recebido na realização da XIII Olimpíada Interna. “Queria agradecer o apoio dado pelas diretorias executiva e pedagógica. Todas as nossas solicitações foram atendidas. Isso faz com que o Dante seja diferenciado. Posso dizer que dificilmente outros colégios de São Paulo têm esse respaldo que temos das diretorias na Educação Física”, afirmou.

Presenças ilustres

Cabe destacar que a XIII Olimpíada do Dante foi marcada pela visita de nomes ilustres. Na abertura, em 18 de maio, o ex-aluno Bruno Prada, medalha de bronze no iatismo da Olimpíada de Londres-2012, e de prata na mesma modalidade nos Jogos de Pequim-2008, acendeu a chama olímpica. O atleta, que atualmente compete na classe Finn, entrou em quadra com seus dois filhos (Giovanna e Ricardo, alunos do Colégio) e deu uma volta olímpica antes de chegar até a pira.

Já em 25 de maio, o secretário de Esportes, Lazer e Recreação da Cidade de São Paulo, Celso Jatene, visitou o Colégio, conversou com membros da diretoria executiva e foi conferir, durante a manhã, os jogos da XIII Olimpíada Interna que aconteciam nas quadras.

Por fim, o ala-pivô Anderson Varejão, jogador da seleção brasileira de basquete e do Cleveland Cavaliers, da NBA (liga norte-americana de basquete), esteve no Colégio na tarde de 7 de agosto para um bate-papo com os alunos. A visita do atleta à Escola foi promovida pela Click Conta Bradesco, apoiadora oficial da XIII Olimpíada Interna dantiana.

No ginásio de esportes Tulio Nelson Canale, Varejão respondeu a perguntas feitas pelos alunos e ainda autografou as camisas da seleção brasileira de basquete que foram sorteadas no evento.

Confira alguns números da XIII Olimpíada Interna do Colégio Dante Alighieri – 2013

* Competição de Esportes Coletivos – 6º ao 9º ano do Ens. Fundamental e 1ª à 3ª série do Ens. Médio.
Data: 20/05 a 02/09

Quantidade de jogos realizados:
Basquetebol: 102 jogos
Futsal: 117 jogos
Handebol: 107 jogos
Voleibol: 71 jogos
Total: 397 jogos
W.O.: 16 jogos
Total Geral: 413 jogos

* Competição de Atletismo – 6º ano a 3ª séries do Ens. Médio.
N.º de Participantes: 192 alunos (resistência e salto em altura)

* Competição de Atletismo – 6ºano e 1ªs, 2ªs e 3ªs séries do Ensino Médio.
N.º de Participantes: 98 alunos (corrida 50m, revezamento 4 x 120m).

* Competição de Xadrez – 6ºano a 2ª série do Ensino Médio
.Data: 17/10