Dante realiza abertura de sua XIII Olimpíada

Publicado em 21 de maio de 2013 às 16:05

No ano em que o Brasil sediará a Copa das Confederações (principal evento de preparação para a Copa do Mundo de 2014, que também será realizada em solo nacional), o Colégio Dante Alighieri escolheu o futebol como tema de sua XIII Olimpíada. Assim, inspirada pelo esporte mais popular do mundo, a Escola realizou a abertura de seu evento bienal no sábado, 18 de maio, com uma bela festa. A XIII Olimpíada do Dante é apoiada pela Click Conta Bradesco.

Uma grande estrutura foi montada nas quadras externas da Escola, incluindo a presença de um palco e de dois telões, que, no início, mostraram imagens de atividades esportivas do Colégio e do futebol em geral, com destaque para as Copas do Mundo conquistadas pelo Brasil. A partir de então, o professor Luis Patrício assumiu o comando do evento e destacou a presença do cônsul-geral da Itália em São Paulo, Mauro Marsili, do presidente do Colégio, dr. José de Oliveira Messina, do vice-presidente, José Luiz Farina, do diretor-financeiro, João Ranieri Neto, da diretora-geral pedagógica, Silvana Leporace, e do presidente da AEDA (Associação dos Ex-Estudantes do Colégio Dante Alighieri), dr. Paolo Fabrizianni.

Em seguida, as classes do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio entraram nas quadras – cada série ao som de uma música – e ocuparam seus respectivos lugares para assistir a um vídeo que apresentava uma retrospectiva dos esportes no Dante e, principalmente, da Olimpíada do Colégio, realizada bienalmente desde 1989 – em 2013, a competição englobará disputas de futsal, basquetebol, voleibol, handebol, atletismo e xadrez, devendo prolongar-se até setembro.

Na cerimônia de abertura, a bandeira olímpica foi carregada até o centro das quadras por alunas do Dante. Já os membros da mesa diretora foram convidados a hastear as bandeiras (do Brasil, da Itália, do estado de São Paulo, da cidade de São Paulo, do Colégio e da AEDA), enquanto o hino nacional era executado. Na sequência, foi exibido um vídeo apresentando o novo arranjo para o hino do Colégio – feito por Claudio Callia, neto do maestro Salvador Callia (autor da melodia).

Medalhista olímpico como paraninfo

Coube ao ex-aluno Bruno Prada, medalha de bronze no iatismo da Olimpíada de Londres-2012, e de prata na mesma modalidade nos Jogos de Pequim-2008, acender a chama da Olimpíada do Dante. O atleta, que atualmente compete na classe Finn, entrou em quadra com seus dois filhos (Giovanna e Ricardo, alunos do Colégio) e deu uma volta olímpica antes de chegar até a pira.

Os alunos Felipe Nasser de Carvalho Romano (da 3ª série D do Ensino Médio) e Isabela Ferreira Billi (da 2ª série D) realizaram o juramento dos atletas. Logo em seguida, o professor Carlos Henrique Nicolás, coordenador do Departamento de Educação Física, hasteou a bandeira olímpica.

Nesse momento, o dr. Messina discursou e abriu oficialmente a XIII Olimpíada. “No Colégio, cuidamos da mente dos alunos dando-lhes um corpo saudável por meio também da prática de esportes. Que este evento represente o desejo e o empenho dos atletas, bem como o esforço dos professores de Educação Física da casa. Declaro aberta a XIII Olimpíada”, afirmou o presidente da Escola, pedindo ainda, durante sua fala, uma salva de palmas a Bruno Prada.

Freestyle, dança e futebol

Contudo, a festa ainda estava longe de terminar. Os alunos-atletas se dirigiram a uma arquibancada e, de lá, assistiram à exibição de um grupo de futebol freestyle (estilo em que o jogador tem que equilibrar a bola e realizar malabarismos).

A atração seguinte foi um grupo de alunas do 6º ano à 3ª série do Ensino Médio do Dante que realizou coreografias (criadas pelas professoras do Departamento de Educação Física) das músicas “Ponta de lança africano” (também conhecida como “Umbabaraúma”, de Jorge Ben) e “Na cadência do samba” (“Que bonito é”, de Luiz Bandeira). Durante as danças, dois times masculinos de futsal do Colégio comandados pelo professor Luís Carlos Farina simularam a disputa de uma partida.

Para encerrar a cerimônia de abertura da Olimpíada, o grupo musical “Viva Noite” (banda de apoio do programa Pânico!, da TV Bandeirantes) tocou diversos sucessos do passado e da atualidade.

“O balanço da abertura da Olimpíada é totalmente positivo. As famílias gostaram e os alunos curtiram muito. A apresentação do número de dança foi um sucesso, e a banda Viva Noite soube fazer uma bela apresentação. Foi um evento altamente positivo pra todo o Colégio”, avaliou o professor Carlos Nicolás.

Aluno do 6º ano E, Renato Zancaner Neto atua no time de futsal do Colégio e participará de sua primeira Olimpíada. “Espero jogar bem e ganhar a Olimpíada”, disse. Já Pedro Leite Cardoso, pai de Vinícius de Podestá Cardoso (também estudante do 6º E), gostou da festa e da iniciativa de se realizar uma Olimpíada. “Acho que [a Olimpíada] é uma boa oportunidade para se promover a integração dos alunos”, disse.