Anderson Varejão participa de bate-papo no Dante

Publicado em 9 de agosto de 2013 às 15:30

O ala-pivô Anderson Varejão, jogador da seleção brasileira de basquete e do Cleveland Cavaliers, da NBA (liga norte-americana de basquete), esteve no Colégio Dante Alighieri na tarde de 7 de agosto para um bate-papo com os alunos. A visita do atleta à Escola foi promovida pela Click Conta Bradesco, apoiadora oficial da XIII Olimpíada Interna dantiana.

No ginásio Tulio Nelson Canale, alunos do 5º ao 8º ano do Ensino Fundamental do período da tarde – além dos estudantes do Fundamental II e do Ensino Médio do período da manhã que quiseram ficar para o evento – receberam Varejão com uma salva de palmas. Em um palco especialmente montado na quadra, o atleta foi logo apresentado pelo professor Carlos Henrique Nicolás, coordenador do Departamento de Educação Física.

Em seguida, Varejão conversou com o público, contando um pouco de sua trajetória: nascido em Colatina-ES, em 28 de setembro de 1982, o atleta começou a jogar basquete aos 12 anos no Saldanha da Gama. Com 16 anos, foi atuar no tradicional Franca (no interior de São Paulo), onde ficou por três anos (nesse período, também fez sua estreia na seleção brasileira). Ao Barcelona, chegou aos 19 anos, deixando a Espanha em 2004 para realizar o sonho de disputar a NBA – pelo Cleveland Cavaliers, onde está até hoje.

Perguntas do público

A fala do jogador foi breve, e logo teve início a sessão de perguntas do público. Questionado sobre qual seria seu sonho hoje, Varejão afirmou que gostaria de conquistar uma medalha olímpica com a seleção brasileira nos Jogos de 2016, no Rio de Janeiro. Aproveitando o assunto, o jogador disse acreditar que o Brasil tem condições para encarar de igual para igual – e até vencer – os Estados Unidos e a Espanha, duas das maiores potências do esporte na atualidade.

Varejão também afirmou estar quase recuperado dos problemas que o afastam das quadras desde dezembro de 2012 – teve que passar por cirurgias devido a uma lesão no quadríceps e a uma embolia pulmonar. “A recuperação já está em um nível muito avançado. Começarei a treinar juntamente com meus companheiros de Cleveland entre o fim de setembro e o começo de outubro. Espero estar com o time, e sem lesões, porque os últimos três anos foram difíceis”, afirmou o jogador, que, em virtude de sua recuperação, pediu dispensa da seleção brasileira que disputará a Copa América entre 30 de agosto e 11 de setembro.

Em outras declarações, Anderson Varejão afirmou que seus maiores ídolos no basquete foram seu irmão – Sandro Varejão, que também defendeu a seleção brasileira – e o norte-americano Michael Jordan. O atleta ainda comentou que, se não tivesse seguido no esporte, gostaria de ser veterinário. Já em um momento de descontração, o ala-pivô do Cleveland Cavaliers, que mede 2,11m e calça 48, contou que enfrenta problemas por causa da altura. “Em hotéis, muitas vezes a cama é pequena; o chuveiro costuma ser baixo para mim e tenho que abaixar para tomar banho. Quando comprei minha casa, tive que trocar 16 portas porque não conseguia passar por elas”, afirmou, levando o público às gargalhadas.

Por fim, Varejão comentou sobre as expectativas de seu time – o Cleveland Cavaliers – para a próxima temporada, saciou a curiosidades do público a respeito do astro LeBron James (seu ex-colega de equipe) e comemorou o fato de jogar há quase dez anos na NBA. “Estar na NBA foi um sonho. O mais difícil não é chegar à NBA, mas sim se manter lá. Na próxima temporada, completarei dez anos de NBA e fico muito orgulhoso disso”, afirmou.

Não bastasse a oportunidade de conversar com Varejão, os alunos presentes ainda participaram de um sorteio de dez camisetas da seleção brasileira de basquete com a assinatura do jogador, que também se dispôs a dar autógrafos para seus fãs dantianos.