Dante faz 102 anos e exibe ônibus antigo restaurado

Publicado em 25 de julho de 2013 às 19:50

O Colégio Dante Alighieri completou, no dia 9 de julho de 2013, o seu 102º aniversário. Na data, membros do conselho administrativo da Instituição se reuniram em uma confraternização, que também serviu de boas vindas a um antigo membro da família dantiana que voltou para casa: um ônibus Chevrolet ano 1962, que fez parte da frota do Colégio entre as décadas de 1960 e 1980, foi completamente restaurado e levou os presentes no encontro para um passeio nos arredores da Avenida Paulista.

Com foco na preservação histórica, o veículo voltou, em 2009, a ser patrimônio do Colégio. Todos os serviços de reparo foram feitos por funcionários da oficina da Escola em parceria com a empresa especializada Premium Garage.

Em 9 de julho de 2012, a Instituição, que completava 101 anos, também ganhou um presente relevante para garantir a preservação de referências relacionadas ao momento por que ela passava: a diretoria inaugurou uma urna de bronze com uma cápsula do tempo – a ser aberta depois de 100 anos – contendo diversos objetos referentes ao centenário do Colégio.

O veículo

Depois de sair das ruas, no fim da década de 1980, o ônibus ficou estacionado no Dante por uma década, quando foi doado junto a outro ônibus da frota, de 1963, para a empresa automobilística GM, que planejava construir um museu (o projeto não deu certo). As doações acabaram sendo encaminhadas à diretoria do museu de veículos da Universidade Luterana do Brasil (no Rio Grande do Sul), mas, anos depois, o centro de exposições fechou e os veículos doados por paulistas foram devolvidos à GM de São José dos Campos.

Em 2009, os proprietários anteriores dos veículos começaram a ser contatados para saberem da possibilidade de repatriar o que doaram. A diretoria aceitou os ônibus de volta e escolheu o modelo de 1962 para realizar a restauração. O trabalho, realizado minuciosamente, começou em junho de 2010 e foi concluído exatamente três anos depois, a poucos dias de ser exibido na confraternização de ex-alunos do Colégio.