Celebrações relacionadas aos 100 anos do Colégio marcam mês de junho

Publicado em 17 de junho de 2011 às 12:27

No mês que antecede a data oficial de comemoração do Centenário do Colégio Dante Alighieri, a Escola esteve envolvida em uma série de eventos comemorativos, prestando homenagens a quem participou de sua história ao longo de um século e sendo também homenageada por sua longevidade e trajetória. Saiba mais sobre cada cerimônia logo abaixo.

Sala São Paulo: 100 anos e uma noite de gala

Palco da celebração de abertura do centenário, em junho de 2010, a Sala São Paulo recebeu novamente o público dantiano no dia 6, segunda-feira, para a primeira apresentação do espetáculo “Dante! 100 anos em uma noite: uma epopeia musical”, encenado pelo VocalDante, coro cênico do Colégio Dante Alighieri com 124 componentes, entre alunos, ex-alunos, funcionários, pais e professores, em um evento que teve início com a perfomance da pianista Juliana D’Agostini, ex-aluna, que brindou o público com a “Grande Fantasia Triunfal Sobre o Hino Nacional Brasileiro”, de Louis Moreau Gottschalk.

Coordenado pelo Departamento de Música do Dante, escrito e dirigido pelo experiente Marcelo Lazzaratto, e regido da maestrina da Gisele Cruz, “Dante!” conta a história dantiana por meio de 16 cenas, retratando pontos importantes do século XX dentro e fora do Colégio e relembrando canções tradicionais da música popular brasileira, como “Abre-alas”, de Chiquinha Gonzaga, “Pelo telefone”, de Donga e “Coração de estudante”, de Milton Nascimento. Além da Sala São Paulo, o espetáculo apresentado pelo VocalDante foi a atração do dia 7 de junho, terça-feira, no ginásio do Colégio.

Para encerrar a noite, os cerca de 50 músicos da Filarmônica Bachiana Sesi/SP, comandados pelo maestro João Carlos Martins, homenageado pela campeão paulistana do carnaval Vai-Vai em seu samba-enredo de 2011, trouxeram uma mistura entre o erudito e o popular, indo de Beethoven a Piazzolla.

Câmara Municipal de São Paulo e Assembleia Legislativo do Estado de São Paulo: solene centenário

No dia 13 de junho, segunda-feira, o Colégio Dante Alighieri homenageado em sessão solene presidida pelo vereador Celso Jatene. Na ocasião, os ex-alunos Rogério Marco Fasano, Jean Louis Teppet, Ricardo Vergueiro Figueiredo e Sandra Maria Rudella Tonidandel foram homenageados com a Ordem do Sino por seu destaque na sociedade brasileira. Das mãos de Jatene, o dr. Jose de Oliveira Messina, presidente do Colégio Dante Alighieri, recebeu uma Salva de Prata pelo centenário da Escola.

Em 20 de junho, na solenidade realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a cerimônia, convocada e presidida pelo deputado Barros Munhoz, garantiu nova homenagem ao Colégio Dante Alighieri, que aproveitou a ocasião para prestar suas honras a outros ex-alunos ilustres. Dessa vez, a Ordem do Sino condecorou os ex-alunos Afonso Celso Pastore, André Ricardo Robic, Andrea Sandro Calabi, Antonio Penteado Mendonça, Mino Carta, Ricardo Izar Jr. e Rossella Vittoria Beer.

No hall monumental da Assembleia, Escola também marcou presença com a exposição Dante 100 Anos, que relembra grandes momentos do século XX paulistano, vividos dentro e fora da escola, assim como hábitos, costumes e modas de diversas épocas por meio de documentos, fotos e objetos.

Missa do Centenário

No domingo, 12 de junho, Dia de Pentecostes, o Colégio recebeu, em suas quadras externas do Dante a Missa Campal em Ação de Graças ao 1º Centenário do Colégio Dante Alighieri, presidida pelo arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Cardeal Scherer. A celebração, que teve a participação do coro dos seminaristas da Legião de Cristo, contou com a presença de pais, professores, funcionários, alunos e ex-alunos, além das turmas de Catequese e de Crisma do Dante.

Abaixo, listamos as galerias de imagens das comemorações do último mês.

http://www.flickr.com/photos/colegiodante/sets/72157627147524542/ – Sala São Paulo
http://www.flickr.com/photos/colegiodante/sets/72157627147461074/ – Câmara Municipal de São Paulo
http://www.flickr.com/photos/colegiodante/sets/72157627147394062/ – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
http://www.flickr.com/photos/colegiodante/sets/72157627147591712/ – Missa do Centenário