Bira Dantas fala para o 7º ano sobre versão em HQ de Dom Quixote

Publicado em 20 de junho de 2012 às 13:34

O cartunista, chargista e quadrinista Bira Dantas foi a atração do segundo dia da Semana Literária 2012 do Colégio Dante Alighieri. No dia 19 de junho, terça-feira, o artista falou aos alunos do 7º ano sobre sua adaptação para os quadrinhos do clássico da literatura mundial “Dom Quixote”, de Miguel de Cervantes.

Bem-humorado, Bira iniciou a palestra contando um pouco de seu currículo, que inclui um trabalho como desenhista do “Gibi dos Trapalhões” na década de 1980. Também perguntou aos alunos se gostavam de desenhar, valendo-se da ocasião para destacar brasileiros de renome no cenário internacional das HQs – como Eduardo Barros (conhecido como Eddy Barrows), responsável pelos desenhos do Superman, da DC Comics.

Antes de tratar propriamente da versão em quadrinhos de “Dom Quixote”, Bira Dantas falou sobre outras adaptações de obras literárias feitas para HQs. Na década de 1950, por exemplo, clássicos como “A Moreninha”, de Joaquim Manuel de Macedo, e “Menino de Engenho”, de José Lins do Rego, ganharam versões ilustradas.

Já mais recentemente, a editora Escala Educacional lançou coleções em quadrinhos com clássicos da literatura brasileira e mundial. Bira Dantas fez as ilustrações de “Memórias de um Sargento de Milícias”, de Manuel Antônio de Almeida, e de “O Ateneu”, de Raul Pompeia. Em “Dom Quixote”, assumiu todas as etapas da produção da HQ: adaptou o texto, fez os desenhos e coloriu-os. “Levei um ano para terminar tudo”, diz.

No Dante, Bira mostrou aos alunos o processo de produção de “Dom Quixote” em HQ. O cartunista se diz muito preocupado com a pesquisa, então tratou de estudar ambientes da época em que se passa a história, assim como procurou outras versões em quadrinhos do clássico de Cervantes.

Bira Dantas ainda apresentou os esboços das ilustrações usadas na HQ que produziu de “Dom Quixote”, empolgando os alunos do Dante. “Achei muito legal. Ele (Bira) desenha muito bem”, disse Lucas Amaral Cepollina, do 7º ano B, que vibrou ao conseguir um autógrafo do artista ao final do evento.

Adaptação: obra original e HQ

Sobre a relação entre a versão em quadrinhos e a obra original, Bira Dantas afirmou que há, na adaptação, um forte ponto de vista do autor da HQ. “Em ‘Dom Quixote’, o que mais me chamou a atenção foi a defesa que o protagonista faz do conceito de nobreza, como sendo encarar o mais pobre como igual. É um discurso de inclusão. Então, eu tentei aliviar a parte mais dramática e exaltar esse lado da defesa do mais pobre”, disse.

Segundo Bira, apesar da limitação do número de páginas, a versão em quadrinhos de um clássico da literatura pode manter a profundidade e complexidade do original. “Os quadrinhos podem ser tão profundos quanto a obra original. Lógico que a versão em quadrinhos nunca vai substituir o original. Então eu fiquei muito feliz de ver que houve alunos no Dante que, depois de lerem a versão em quadrinhos, foram procurar a original”, disse.

Murilo Francisco Lopez Gil Cimino, do 7º ano G, fez o caminho contrário. Ele primeiro leu a versão original de “Dom Quixote” para depois ver a HQ. “Sou fã de ‘Dom Quixote’, de quadrinhos e de desenho. Gostei dos esboços dele (Bira Dantas) e da versão em quadrinhos. É resumida, mas é bem legal”, afirmou.