Aulas do projeto “Física Avançada” são retomadas

Publicado em 19 de agosto de 2014 às 19:52

O Departamento de Física do Colégio Dante Alighieri retomou as aulas do projeto “Física Avançada” em 12 de agosto. A iniciativa, cujo tópico inicial foi ministrado no primeiro semestre de 2014, destina-se a alunos da 3ª série do Ensino Médio que querem se aprofundar em Física, uma vez que prestarão vestibular para cursos que exigem conhecimentos mais complexos da disciplina.

“Esse projeto surgiu até mesmo por pedido de alguns alunos. Identificamos uma demanda de estudantes que se encaminham para áreas que exigem um aprofundamento maior em alguns temas de Física. Oferecemos uma oportunidade para o aluno ter contato com áreas da Física, como Mecânica, Termologia, Óptica, de forma mais aprofundada, inclusive com algumas demonstrações especificamente relacionadas a esses assuntos”, explicou o professor Renato Laurato, coordenador do Departamento de Física.

De 22 de abril a 3 de junho, o professor James Ryo Kobayashi ministrou as aulas do tópico Mecânica (intituladas “Física e movimento”, “Física e movimento II” e “Física eletrizante”). Já em 12 de agosto, os alunos participaram do primeiro encontro do tópico Termologia e Termodinâmica.

Na ocasião, James abordou pontos como transmissão de calor, gases perfeitos, dilatação térmica e máquina térmica. A dinâmica da aula funciona da seguinte maneira: o professor apresenta um esquema com os aspectos teóricos fundamentais de cada tema (levando em conta que os alunos já estudaram esses assuntos ao longo do Ensino Médio) e passa exercícios, concedendo um tempo para que os dantianos respondam. Em seguida, James corrige as questões, apresentando diferentes formas de solucionar os problemas.

“Nas aulas, os alunos recordam conceitos e procuram reforçar a capacidade de resolver exercícios”, explica o professor James. “Eu dou dicas e mostro as melhores maneiras de se resolverem os problemas. Após realizarmos a correção, os alunos fazem uma autoavaliação dos pontos que eles precisam melhorar na resolução das questões”, completa.

O tópico Termologia e Termodinâmica prossegue até 2 de setembro (sempre com um encontro semanal – às terças-feiras, das 14h20 às 15h50). O projeto “Física Avançada” ainda terá mais três tópicos: Óptica Geométrica (de 9 a 30 de setembro), Ondulatória (de 7 a 14 de outubro) e Eletricidade (de 21 de outubro a 4 de novembro).

no images were found