Atividades de Biologia reforçam aprendizado de alunos

Publicado em 4 de julho de 2014 às 13:06

O Colégio Dante Alighieri começou a oferecer, em 2014, uma série de atividades sobre Biologia para alunos do Ensino Médio. São dois tipos de encontros: os módulos e as imersões. O primeiro tem foco no aprofundamento do conteúdo passado em sala de aula, ação difícil de promover durante o período curricular do ano letivo; o segundo, por sua vez, visa ao aprimoramento do conhecimento dos alunos para a realização de provas, como os vestibulares e o Enem. As aulas são dadas pelos professores Paula Reis e Renato Correa.

Ao todo, nove módulos foram realizados no primeiro semestre, com assuntos que variam bastante entre questões mais específicas ou abrangentes da Biologia. Na ordem cronológica das atividades, esses foram os temas abordados: Bioenergética (20/3), Evolução Biológica (24/3), Genética de populações (3/4), Interações Gênicas (17/4), “Linkage” e aberrações cromossômicas (5/5), Divisão celular e gametogênese (15/5), Fisiologia celular (19/5), Fisiologia vegetal (29/5) e Reino vegetal e reprodução vegetal (2/6).

O calendário de imersões também foi cheio: foram sete aulas no decorrer do semestre. Os temas foram: Construção da respostas (26/3), Fisiologia I – Circulatório e respiratório (31/3), Fisiologia II – Digestório e excretor (14/4), Evolução biológica (28/4), Fitogeografia (12/5), Biotecnologia (26/5) e Citologia (9/6).

Cine Bio

Outra atividade destinada ao aprimoramento no conhecimento em Biologia é a exibição de filmes, no que foi nomeado “Cine Bio”. No primeiro semestre, houve duas sessões, uma das quais em parceria com o Departamento de Geografia.

O primeiro filme, exibido em 31 de março, foi “Sem Limites”, uma ficção que aborda o uso de uma nova droga sintética que potencializa as capacidades do uso do cérebro humano e que faz o personagem principal mudar sua vida, antes marcada pela incapacidade de concluir trabalhos ao qual se comprometia e pelo fim de um relacionamento, para um potencial candidato à presidência dos Estados Unidos.

A segunda película, exibida em 2 de junho, foi “Walking with cavemen”, um documentário produzido pela emissora BBC que retrata descobertas e suposições sobre a rotina de hominídeos na época das cavernas. Entre outros elementos exibidos, estava a prática da busca por alimento e da proteção territorial. Findada a exibição, os alunos participaram de uma aula sobre a evolução humana e a do planeta.