“Amazônia e a emergência climática”: Dante promove viagem educacional a Manaus

Publicado em 28 de abril de 2022 às 15:39

Conhecer, compreender e vivenciar. São esses os princípios básicos nos quais se baseia a saída pedagógica com destino à cidade de Manaus para os alunos da 3ª série do Ensino Médio, que acontecerá entre os dias 27 e 31 de julho.

Resultado de uma parceria entre o Dante e a agência de viagens UGGI Educação Ambiental, o objetivo do estudo do meio é estimular as descobertas e a compreensão de nossos alunos para os conhecimentos que serão trabalhados durante as aulas do projeto interdisciplinar “Amazônia e a emergência climática”, de modo a valorizar a curiosidade e a proposta de soluções para o desenvolvimento dessa região tão importante do Brasil.

Para atingir os objetivos, na lista de programação destacam-se:

• City Tour Especial com Centro Cultural Povos da Amazônia;
  • Encontro das Águas, local onde os rios Negro e Solimões se encontram;
  • Parque Ecológico Janauari;
  • Lago das Vitórias-Régias;
  • Cachoeiras de Presidente Figueiredo;
  • Comunidade Tumbira;
  • Museu do Seringal;
  • Plataforma do boto-cor-de-rosa;
  • Vila Paraíso.
Reunião de pais sobre detalhes da viagem no auditório Miro Noschese no dia 25 de abril

O projeto interdisciplinar

A iniciativa é fruto da associação entre os diversos departamentos dos componentes curriculares, neste ano encabeçados por biologia e inglês, que organizaram atividades em comum, alinhadas com o planejamento e vinculadas ao projeto interdisciplinar da série.

“Neste momento, os alunos estão produzindo, dentro de cada componente curricular, um trabalho específico orientado para mostrar como lidar com a emergência climática e a relação dela com a floresta amazônica”, afirma a coordenadora do Departamento de Biologia, Paula Reis Galvão.

“Em língua inglesa especificamente, nós trabalhamos com artigos de revistas acadêmicas, trazendo o ponto de vista de outros países em relação a esse bioma tão importante”, completa Milena de Matos Carmona, coordenadora do Departamento de Inglês.

Manaus: patrimônio histórico e ambiental

Manaus é uma referência ambiental e histórica para o Brasil. Além disso, por sua riqueza natural e cultural, a região emerge como uma das prioritárias para a conservação de recursos naturais e para o desenvolvimento de protótipos capazes de valorizar e proteger a base natural, de modo a resgatar e preservar o patrimônio cultural, garantindo benefícios às populações locais.

“É uma experiência sensacional e uma oportunidade ímpar de aprender no local. É o que chamamos de estudo por imersão – estamos mergulhados num ambiente de aprendizagem”, frisa Durval Ferreira Filho, coordenador de Relações Humanas e Convivência.

Fechamento de um ciclo

Por fim, essa é a última viagem educacional promovida pelo Dante que os alunos irão fazer, podendo ser encarada como um marco de encerramento de um ciclo importante na vida desses jovens. “Além disso, será uma viagem com momentos de lazer. O hotel tem uma piscina de borda infinita, onde os alunos poderão se divertir no fim da tarde. É um ano de despedida para as turmas da 3ª série, que irão embora do Colégio, então é uma oportunidade de os alunos fortalecerem os laços de amizade”, conclui Paula Galvão.