Alunos participam de quiz e oficina gastronômica no Sábado Científico

Publicado em 18 de junho de 2012 às 13:17

A segunda parte do dia foi a realização de um quiz quase totalmente relacionado aos aprendizados científicos de sala de aula. As perguntas continham questões preparadas por professores dos departamentos de Biologia, Química e Física. Como a intenção era que o dia fosse descontraído, o evento contou, também, com vinhetas cinematográficas, perguntas extras relacionadas a Star Wars, The Big Bang Theory e Looney Tunes e interpretações cômicas dos professores que participaram da apresentação. A banda Thirteen, vencedora do Dante Music Festival desse ano, fez uma apresentação no intervalo do quiz.

O mais notável foi a prevalência da tecnologia na segunda parte do dia. Os alunos responderam ao quiz em tablets através de um sistema desenvolvido pelo Colégio e uma empresa parceira. Todas as respostas eram computadas, e o desempenho de cada grupo era enviado em tempo real aos organizadores, que também usavam tablets. Com isso, durante todo o evento a organização podia ver quem respondia correta ou erroneamente, além de contar com uma tabela atualizada com a colocação dos grupos.

O coordenador do Departamento de Física do Colégio, prof. Renato Laurato, explicou que a programação buscou estimular o entretenimento, a reflexão e o trabalho em equipe entre os alunos. “De maneira divertida, eles viram a importância do trabalho em equipe e de prestar atenção nos passos que dão em cada processo. Na primeira parte do dia, por exemplo, precisavam tomar cuidado com a medida e a ordem de uso dos ingredientes”, explicou o professor. Para ele, o uso de aparatos tecnológicos ajudou a garantir o sucesso do evento. “Não utilizamos tablets na última vez em que realizamos o evento. Dessa vez, e com o apoio do aplicativo personalizado especialmente para a data, tivemos um desenrolar muito mais prático e eficiente do quiz.”

Para garantir o andamento do Sábado Científico, membros do Departamento de Tecnologia ajudaram na organização e na realização do evento. De acordo com a coordenadora do departamento, profª Valdenice Minatel, essa realização explicitou novos horizontes para o uso de tablets. “O projeto Dante Tablet não remete apenas ao uso do aparato em sala de aula. No sábado, pudemos analisar a interação entre tablet, aluno e a informação, e o resultado foi muito positivo. A organização também manipulou muito bem o aplicativo e ganhamos tempo, tornando o dia muito mais produtivo”, concluiu a professora.