Alunos participam de curso sobre Ciências Sociais

Publicado em 13 de outubro de 2013 às 11:08

Integrantes do “Observatório de Sociologia” (ou grupo de direitos humanos) do Colégio Dante Alighieri, nove alunos da 3ª série do Ensino Médio participaram de um curso sobre Ciências Sociais na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, entre o fim de setembro e o início de outubro.

O curso “Lideranças Paulistas” é ministrado para jovens estudantes de colégios de São Paulo com o objetivo de trabalhar a formação humanista de futuros líderes, dando-lhes subsídios para um olhar qualificado sobre a dinâmica social.

Assim, durante uma semana, os estudantes conhecem um pouco mais sobre as Ciências Sociais. Na aula inaugural, há uma introdução ao assunto. No dia seguinte, os alunos entram em contato com a Antropologia. Ciências Políticas e Sociologia são os temas tratados nos dois últimos encontros, respectivamente.

Do Dante, Gabriel Bernard Venelli Medina, Richard Roberts, Sofia Cherto, Davi Martins e Lucas Lábaki participaram do curso na semana de 30 de setembro a 3 de outubro. Já de 7 a 11 de outubro, Rafael Machado, Helena Fraga, Laura Feitoza e Lucas Poli representaram o Colégio nas atividades.

“A cada dia, os professores davam uma introdução geral ao tema. Discutiam, por exemplo, o que faz a Sociologia e falavam sobre seus temas, como [o livro] “O Capital”, de Karl Marx. Havia aula expositiva, debate, discussão, espaço para tirar dúvidas”, explicaram os alunos Gabriel Medina e Richard Roberts, que ficaram fascinados com o curso.

“Foi incrível. Despertou em mim o interesse pelas Ciências Sociais. Penso até em fazer [Ciências Sociais] como uma graduação complementar, já que pretendo cursar Engenharia de Produção. Todas as áreas das Ciências Sociais são muito interessantes, mas gostei mais da Antropologia”, afirmou Richard. Gabriel manifestou uma opinião semelhante.

“Antes, queria apenas fazer Engenharia de Produção. Mas o curso de Ciências Sociais provocou uma reflexão que mudou meu jeito de ver o mundo. Sempre tive um interesse muito grande por Sociologia e Filosofia, além de ter medo de lidar apenas com números na Engenharia. Agora, conciliar esse curso com Ciências Sociais me parece uma boa solução.”

De toda a experiência, os alunos ainda destacaram a possibilidade de sentir o clima universitário durante uma semana, bem como a disponibilidade e a disposição dos professores em ajudá-los.

O professor Edson Martins Júnior, que ministra aulas de Sociologia no Dante, também apontou os benefícios que o curso “Lideranças Paulistas” (do qual os alunos do Colégio participaram pela segunda vez) pode proporcionar aos estudantes. “Eles passam a ver as Ciências Sociais mais profundamente, enxergando-a também como uma possibilidade de estudo e de trabalho. Além disso, frequentam um ambiente universitário a poucos meses de se tornarem universitários, conhecendo alunos de outras escolas e professores de faculdade”, disse.

“Observatório de Sociologia”

Todos os alunos do Dante que participaram do curso “Lideranças Paulistas” em 2013 fazem parte do “Observatório de Sociologia” (ou grupo de direitos humanos) do Dante. O grupo é formado por aproximadamente 15 estudantes que se reúnem voluntariamente toda sexta-feira à tarde, sob a coordenação do professor Edson, para debater alguns temas relevantes para a sociedade.

“Os alunos elegem temas para discutirmos. Um dos participantes fica responsável por apresentá-lo e, em seguida, todos debatemos. O grupo realmente se consolidou em 2013 e os alunos participam ativamente. Eles precisam desse tipo de discurso”, explicou o professor, destacando a importância da atividade.

“Os estudantes passam a conhecer problemas que, a princípio, parecem distantes da realidade deles. Assim, eles superam estereótipos, aprendam a argumentar, a discutir e formam um grupo de amigos”, afirmou Edson Martins.

Temas como a redução da maioridade penal e as Jornadas de Junho (série de manifestações populares que ocorreram no Brasil em 2013), por exemplo, já foram debatidos. “Não queremos chegar a uma resposta. Queremos apenas levantar um repertório para os alunos”, concluiu o professor Edson.

*As fotos desta matéria retratam os integrantes do “Observatório de Sociologia” (ou grupo de direitos humanos) do Dante

no images were found