Alunos fazem curso na Escola de Sociologia e Política

Publicado em 2 de outubro de 2012 às 20:02

Sete alunos da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Dante Alighieri participaram, de 24 a 27 de setembro, do projeto Lideranças Paulistas, curso de fundamentos das Ciências Sociais proferido por profissionais da Escola de Sociologia e Política de São Paulo, na sede da instituição.

O objetivo do projeto é trabalhar a formação humanista de futuros líderes, para que possam ter subsídios para um olhar qualificado sobre a dinâmica social. Esta foi a segunda edição da iniciativa, a primeira em que alunos do Dante foram convidados.

Devido ao número restrito de vagas para o Colégio (a princípio eram quatro, depois ampliadas para sete), o professor de Sociologia Edson Martins Júnior, juntamente com o Departamento de História, selecionou sete de 21 textos de alunos interessados em participar do projeto.

“Nesse texto, o aluno tinha que contar por qual motivo queria participar do curso, além de apontar de que forma o projeto seria importante para sua trajetória”, explicou o professor Edson. Selecionados, os sete alunos tiveram quatro dias de aulas em um ambiente universitário.

No primeiro dia, os estudantes receberam orientações gerais. Nas três aulas restantes, conheceram as diferentes áreas das Ciências Sociais: Ciência Política, Antropologia e Sociologia.

“Pelo que pudemos ver do retorno dos alunos, eles gostaram muito do curso. Não só pelo conteúdo, mas também pelo fato de passarem a ver coisas na realidade que antes não viam – e que podem ajudar na faculdade que escolherem cursar – e por sentirem um clima de universidade”, avaliou o professor Edson.

Os pontos destacados pelo professor foram corroborados pela aluna Catarina Vasconcelos. “Foi muito legal ter contato com outro patamar de informação, ver como é o esquema de faculdade”, disse a estudante, que pretende cursar Relações Públicas.

Já Isabel Exel, cuja intenção é fazer faculdade de História, destacou a mudança em sua visão de mundo provocada pelo curso.  “É legal você estar em uma sala com pessoas igualmente interessadas pelo assunto. E no aspecto pessoal, mudou muito dos meus valores”, disse.