Alunos entregam mais de 2 toneladas de doações para imigrantes e refugiados

Publicado em 24 de outubro de 2018 às 12:21
Categorias: , ,

Em setembro, a atividade “Gincana de História – Conhecimento e Solidariedade”, realizada pelo Departamento de História, Filosofia e Sociologia com alunos do 7º ano, arrecadou mais de duas toneladas de alimentos para doação a instituições de caridade. E, no dia 1º de outubro, a turma vencedora da gincana, o 7º ano E, foi pessoalmente entregar as doações na Paróquia Nossa Senhora da Paz. A igreja fica no centro de São Paulo, na rua do Glicério, e foi inaugurada na páscoa de 1940 com o objetivo inicial de acolher imigrantes italianos. Atualmente, a paróquia abrange imigrantes, migrantes e refugiados de várias nacionalidades, além de também prestar auxílio aos moradores da região. As missas são oferecidas em português, italiano, espanhol e francês; e o padre Paolo Parise, vigário paroquial que acompanhou a visita do Dante, também tem origem italiana.

Entre alimentos e itens de higiene pessoal, os alunos organizaram as doações em 300 cestas que foram entregues para famílias em situação de vulnerabilidade. Os adolescentes também puderam conhecer a estrutura da igreja, que faz um rico voluntariado com aulas de português, doações, acolhimento, assistência médica e profissional, procurando ajudar a colocar os imigrantes e refugiados no mercado de trabalho. “A igreja em si também tem em sua própria estrutura exemplos de diversidade, com elementos religiosos de vários países, como santos típicos do Peru e da Bolívia e até um espaço para que muçulmanos possam fazer suas orações”, conta o professor de história Thomaz Elias Barnezi, que acompanhou os alunos. A ideia de enviar os estudantes para a entrega das doações era justamente conscientizá-los sobre o peso que sua ação terá para quem precisa, mostrando o tamanho do impacto da gincana e do trabalho de toda a comunidade do Dante para a sociedade. “O choque de realidade veio já no ônibus, ao chegarmos na região entre os bairros da Sé e da Liberdade, onde fica a igreja. Os alunos viram pessoas pobres na rua e um cenário muito diferente do que vemos diariamente nos Jardins. A própria arrecadação foi impactante também, já que o que mais tocou foi a mobilização de todos”, diz a professora Simone Tiago Domingos, que também dá aula de história e esteve presente na entrega das doações.

“Acho que foi uma das coisas mais incríveis que já fiz com a minha classe. Foi um sentimento de muita alegria, trabalho em equipe e colaboração. Aprendemos muita coisa e pudemos conhecer diversas culturas na igreja, onde todo mundo era muito generoso e humilde. Acho que nossa doação vai fazer a diferença na vida dessas pessoas”, afirma a aluna Marina Ghilardi Abdelmassih, vencedora da gincana.

, ,