Alunos visitam Fazendinha Estação Natureza

Publicado em 2 de dezembro de 2012 às 15:28
Categorias: , ,

Os alunos do Maternal II do Colégio Dante Alighieri visitaram a Fazendinha Estação Natureza, localizada no bairro do Brooklin, em São Paulo, na última semana de novembro. No passeio, os pequenos estudantes tiveram contato com diversos animais e passaram, assim, uma manhã totalmente diferente daquela do cotidiano escolar.

Andando por um ambiente cheio de “mato” e árvores, os estudantes foram apresentados a diversos animais. Um deles foi o porquinho-da-índia. Além de receberem explicações dos monitores, os alunos puderam alimentar o roedor.

Os alunos repetiram a mesma atividade com carneiros, ovelhas, bodes, cabras, porcos e coelhos. Já no encontro com os pavões, as crianças foram informadas sobre o motivo de o animal erguer sua cauda: para conquistar a fêmea e para se defender de inimigos.

Além dos animais, os alunos ainda entraram em contato com as plantas. Após uma conversa a respeito da importância das árvores, cada estudante ganhou um pequeno vaso, no qual se deviam colocar terra, uma semente e água. As crianças também receberam instruções sobre como cultivar a planta que levariam para casa e ainda juraram ser “protetores da natureza”.

Um dos momentos que mais empolgaram os alunos foi o passeio a cavalo e de charrete. “Adoro andar a cavalo. Já vim aqui muitas vezes. Fica perto da minha casa”, disse a aluna Sofia Guidotti.

Após uma pausa para um lanche, os alunos do Dante ainda foram ao curral, onde assistiram à ordenha de uma vaca. Os monitores também explicaram a importância de realizar este procedimento corretamente.

Antes de irem embora, os alunos ainda viram a rã touro gigante no aquário e receberam gibis temáticos da Estação Natureza. “Os alunos estão estudando os animais. Por isso, os trazemos para a Estação Natureza para eles terem contato com a natureza, com os animais. E eles adoram”, explicou a professora Maricene Vicente Fernandes.

A professora Angela de Cillo Martins, coordenadora do Ensino Infantil e do 1º ano, também destacou os objetivos da atividade. “É importante que eles tenham essa vivência de como é diferente a vida no campo, que eles conheçam os animais. A vida hoje é muito urbana, então muitas crianças não conhecem os animais. Esse tema (animais) é muito trabalhado no Maternal e essa visita ajuda a complementá-lo, uma vez que estas crianças estão na fase em que precisam ver e tocar”, explicou.

, ,