Alunos do Ensino Médio assistem a módulo sobre Estado Islâmico

Publicado em 29 de maio de 2015 às 11:35

Os alunos da 2ª e 3ª série do Ensino Médio do Colégio Dante Alighieri, o que inclui os  inscritos no 3º Plus Dante, acompanharam, nos dias 20 e 27 de maio, um módulo de História a respeito do Estado Islâmico, grupo extremista que atua em países como Síria e Iraque.

Ministrada pelos professores Jackson Fergson Costa e Lucas Kodama Seco, a aula especial teve como objetivo apresentar aos jovens um repertório de informações sobre o que acontece no Oriente Médio e como se dá o surgimento de grupos terroristas no século XXI, como o Estado Islâmico.

Além disso, os alunos puderam conhecer a origem do islamismo, entendendo-se sobre fatos como os massacres que os muçulmanos sofreram ao longo do tempo e as guerras que enfrentaram, tais como a do Afeganistão e Iraque. Tudo isso serviu de base para a compreensão desse movimento fundamentalista que, utilizando a desinformação com a versão distorcida dos acontecimentos, ajuda a criar grupos terroristas como Boko Haram e o Estado Islâmico.

De acordo com o professor Jackson Fergson Costa, o objetivo do módulo é apresentar aos alunos as origens históricas que conduzem à situação atual, fazendo-os debater a respeito do tema sem preconceito. “Além de ser um grande tema nos vestibulares, nós também nos preocupamos com a formação intelectual do aluno, que, por sua vez, fará a diferença na sociedade como cidadão quando se formar”, afirmou. “É importante que os alunos obtenham uma formação multiculturalista para entender melhor as diferenças existentes no mundo todo”, completou.