Alunos do ECCE se destacam em olimpíadas do conhecimento; confira premiações

Publicado em 10 de outubro de 2022 às 16:21
Categorias: , ,

Em 2022, o desempenho dos alunos do ECCE em olimpíadas do conhecimento tem evidenciado a eficiência e a versatilidade do programa, que visa preservar a cultura e a língua italianas. Entre competições nacionais, estaduais e internacionais que abrangem conteúdo de diferentes áreas do conhecimento, foram nove medalhas de ouro, oito de prata, sete de bronze e cinco menções honrosas conquistadas.

As 29 premiações foram divididas entre 23 estudantes de um total de 68 que compõem o curso bicurricular atualmente, o que atesta a eficácia do programa, na avaliação da professora Angela Angoretto, coordenadora do ECCE. “São muitas medalhas para a quantidade de alunos. Esses números significam que o curso é potente, forte e robusto. É uma grande satisfação ver alunos do 6º ao 9º ano ganharem medalhas estaduais, nacionais e internacionais.”

Nesse recorte de conquistas, seis eventos testaram o conhecimento dos alunos em questões relacionadas às ciências exatas, biológicas e humanas. São eles: Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), Olimpíada Canguru de Matemática Brasil, Olimpíada de Medicina, Olimpíada Brasileira do Oceano e Olimpíada GeoBrasil e Dr. CT – Competição Internacional de Pensamento Computacional. “Ganhar várias medalhas em diferentes áreas do conhecimento é muito importante. É um incentivo tanto para os alunos quanto para os professores, porque mostra que o trabalho deles está sendo bem feito”, analisa a professora Angela.

Força no esporte

As conquistas não se restringiram às olimpíadas do conhecimento, visto que os alunos do ECCE também se destacaram em competições esportivas. São os casos de Helena de Menezes Rocha Rosa e dos irmãos Alberto e Bernardo de Oliveira Pavan, que foram campeões defendendo o Dante em torneios de basquete.

Helena, por exemplo, ajudou a equipe sub-14 a vencer o Torneio Aberto Mack Esporte, superando os colégios Bandeirantes e Friburgo, além do Mackenzie. “Foi legal porque eu nunca havia ganhado uma competição pelo Dante, então foi uma experiência nova para mim. Os times que enfrentamos eram bons, foram jogos difíceis. Fiquei feliz por ter representado bem o Colégio”, celebra a aluna do 7º I.

Já Alberto e Bernardo sagraram-se campeões em “casa”. Disputando o Torneio Dante, a dupla integrou o time sub-12 que derrotou o Colégio Albert Sabin, a Escola Móbile e a Escola Pinheiro. “Gostei bastante porque foi meu primeiro ano jogando basquete. Foi legal representar o Colégio, deu para sentir o que é ser do Dante”, comemora Bernardo (6º I), cujo sentimento é compartilhado pelo irmão. “A sensação de jogar pelo Dante é muito boa. Foi a primeira vez que ganhei um título pela escola. Fiquei feliz e comemorei com meus amigos e com a família”, afirma Alberto (7º I).

Formato e benefícios do ECCE

Criado em 2015, o ECCE se expandiu com o decorrer do tempo até alcançar seu formato atual, com três módulos: CLeCi (Corso di Lingua e Cultura Italiana), Scuola Media e Liceo Scientifico. O primeiro se trata de um curso extracurricular para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental; o segundo, a partir do qual o programa se torna bicurricular, é destinado a estudantes do 6º ao 8º ano; o terceiro, inaugurado em 2022, corresponde ao liceo italiano, com início no 9º ano e término na 3ª série do Ensino Médio.

Por ser bicurricular, o curso confere ao aluno o certificado do currículo brasileiro e a preparação adequada para se candidatar ao Esame di Stato e obter, mediante aprovação nesse exame, o diploma do currículo italiano. Assim, o estudante estará preparado para o processo seletivo das universidades brasileiras, italianas e de qualquer país da União Europeia.

“O curso oferece uma formação completa e moderna. Quando o aluno termina o Liceo Scientifico, ele está qualificado para seguir carreira não só nas áreas de exatas e biológicas como também na de humanas. Ao mesmo tempo que ensina sobre a cultura histórico-artística italiana, o curso comporta os conteúdos da parte de tecnologia, informática e ciências exatas. Estou muito satisfeita com os resultados”, conclui a professora Angela.

Abaixo, veja mais alguns depoimentos dos alunos do ECCE:

“No ECCE, trabalhamos bastante a forma como nos expressamos e a construção de uma linha de raciocínio mais clara. Durante o ano, nas aulas de matemática, geografia e história italianas, temos de fazer uma apresentação e mostrar o raciocínio matemático, ou então apresentar um país, uma história, um povo. Isso ajuda bastante a deixar a linha de raciocínio mais clara, o que melhora nosso desempenho nas olimpíadas.”

Guilherme Akira Iwashita (9º I)

“Eu tenho cidadania italiana e quero estudar na Itália, ou em algum outro país europeu. O ECCE é muito importante porque tenho a possibilidade de ganhar o diploma italiano, e, se eu for estudar na Itália, é imprescindível ter esse documento.”

Isabela Munerato Cordeiro (9º I)

“Como eu quero estudar engenharia na Europa, o ECCE é muito importante por causa do currículo e do diploma que recebemos ao final do curso. Com esse diploma, posso participar dos processos seletivos das universidades da Europa.”

Alberto Teixeira Vaz Ribeiro (9º I)

“Gosto do ECCE porque não é um curso só de italiano. Em comparação ao currículo regular, temos mais aulas de inglês e trabalhamos mais a fluência. Gosto também de aprender sobre a história italiana. Como penso em fazer alguma pós-graduação fora do país após me formar em medicina, o ECCE poderá me ajudar com isso.”

Ana Giulia Risso (8º I)

“No ECCE, consigo aprender muitas coisas novas que, no curso regular, aprenderia só depois, como história italiana. Gosto do curso porque consegui aprender italiano e pensar em outra língua, o que é superlegal.”

Lara Dagios Tomezzoli (7º I)

Confira as premiações dos alunos do ECCE em olimpíadas do conhecimento:

Dr. CT – Computational Thinking International Competition

OURO

Alberto Teixeira Vaz Ribeiro (9º I)

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)

OURO

Guilherme Akira Iwashita (9º I)

Olimpíada Canguru de Matemática Brasil

OURO

Guilherme Akira Iwashita (9º I)

PRATA

Alexandre Mathias Schiffer (6º I)
Álvaro Guedes Weber (6º I)
Luiza Dias Batista (6º I)

BRONZE

Lara Dagios Tomezzoli (7º I)
Lorenzo Dagios Tomezzoli (9º I)

HONRA AO MÉRITO

Antonela Maria da Silveira (7º I)
Helena de Menezes Rocha Rosa (7º I)
Catarina Duboc Nakazone (6º I)
Gabriela de Almeida Prado Fernandes (6º I)
Sofia Camarinha Eichemberg Maia (6º I)

Olimpíada de Medicina

OURO

Ana Giulia Laraia Risso (8º I)
Marina Patriarca Raffanini (8º I)
Mirella Magada Zanotta (8º I)
Sofia Davoli Gomiero (8º I)

BRONZE

Luca Coppola Orsi Dias Garcia (8º I)

Olimpíada GeoBrasil (OGB)

PRATA

Angelo Dourado Ayres Ferreira (9º I)
João Victor Santos Filippi (9º I)
Lorenzo Dagios Tomezzoli (9º I)

BRONZE

Geórgia Diniz Moraes (9º I)
Isabela Munerato Cordeiro (9º I)
Mariana Bizzarri Bento Silva (9º I)

Olimpíada Brasileira do Oceano

OURO

Guilherme Akira Iwashita (9º I)
Lorenzo Dagios Tomezzoli (9º I)

PRATA

Alice Schleder Licastro de Mello (8º I)
Marina Patriarca Raffanini (8º I)

BRONZE

Mirella Magada Zanotta (8º I)

, ,
Liceo Scientifico, opzione Scienze Applicate - Scuola Paritaria Italiana Cambridge - English Qualifications Mizzou - University of Missouri
error: Conteúdo protegido!!