Alunos do Dante participam do 11º Fórum FAAP de discussão estudantil

Publicado em 10 de junho de 2015 às 11:13

Um grupo de 15 alunos do Ensino Médio do Colégio Dante Alighieri participou, entre os dias 3 e 6 de junho, do 11º Fórum FAAP de discussão estudantil. Nele, estudantes de diversas instituições educacionais se reúnem para, em uma simulação prática dos comitês da ONU (Organização das Nações Unidas), debater entre si questões relacionadas ao atual panorama acerca das relações internacionais.

No evento, são formados 14 comitês de discussões, cada um dos quais destinado ao debate de um tema específico. Acompanhados pelos professores Ian Bastos, Felipe Trafani e Carlos Roberto Diago, os dantianos foram escolhidos para representar o Reino Unido e a Rússia, privilégio conquistado por terem obtido a segunda maior nota em uma application cuja tarefa era a redação de um texto sobre a importância da ONU no século XXI.

Ao final do evento, os participantes receberam uma ficha de avaliação na qual estudantes e professores de Relações Internacionais da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) expunham sua opinião a respeito do seu desempenho nos debates, avaliando questões como conversação, domínio dos temas e apresentação. Os alunos João Pellegatti,do 3ºE, Ana Sofia Pegurier, do 2ºB e Noemi Savelkoul, do 2ºA, receberam o prêmio de “Melhor Negociador” e Luís Augusto Damasceno, do 3ºG, ganhou “Menção Honrosa” por sua participação como Vladimir Putin, presidente da Rússia.

De acordo com o professor Ian, o evento é importante por ensinar o participante a se comunicar de forma mais eficaz, tendo em vista a apresentação das próprias ideias. “O aluno se coloca em um desafio e, por isso, deve se preparar e aprender como se ocupar de um tema de relações internacionais e diplomacia, buscando entender o que está sendo tratado e apresentar, de forma clara, o seu ponto de vista”, comentou.

Além disso, de acordo com o professor Felipe, é possível ver uma melhora no desempenho em sala de aula. “Há uma mudança de postura em relação à autonomia, à forma como eles desenvolvem suas habilidade de conversação e argumentação”, comentou. “Também desperta neles a noção de que o conhecimento é criado por eles, que devem ir atrás, pesquisar, debater e aceitar posições diversas para formar suas próprias opiniões”, completou.