Alunos do Dante fazem excursão ao Pateo do Collegio

Publicado em 20 de junho de 2012 às 14:06

O Colégio Dante Alighieri levou, no decorrer de maio, alunos do 4º ano do Ensino Fundamental ao Pateo do Collegio, marco inaugural da cidade de São Paulo,fundada em 1554, nas extensões que limitam o atual bairro da Sé. A região foi a escolhida pelo padre Manuel da Nóbrega, por seu noviço José de Anchieta e por outros padres para dar início à catequização dos índios no século XVI. Mais tarde, entre 1765 e 1912, o Pateo serviu de sede do governo paulista.

Guiados por instrutores do Acampamento Três Mosqueteiros (ATM), os alunos passaram por diversas áreas do Museu Anchieta, que possui um grande acervo histórico. Nas diversas áreas do museu há, entre outros itens: uma maquete histórica com os principais pontos de São Paulo, como o Pateo, o Largo São Bento e a Praça da República; uma pia batismal utilizada há séculos; artigos indígenas; e, na ala principal, uma série de objetos de arte sacra.

A coordenadora do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, profª Vânia Barone, ressaltou o valor pedagógico da excursão. “Foi uma verdadeira viagem ao túnel do tempo, pois eles viram o início da trajetória de uma das cidades mais importantes do mundo”, explicou. “Os professores e os monitores levaram os alunos a fazer comparações históricas a respeito do desenvolvimento da cidade, ampliando, assim, o conteúdo estudado em sala de aula.”