Alunos do 8º ano têm palestra sobre livro “A outra face”

Publicado em 19 de junho de 2012 às 13:33

No primeiro dia da Semana Literária 2012 do Colégio Dante Alighieri – 18 de junho, segunda-feira –, os alunos do 8º ano assistiram a uma palestra sobre o livro “A outra face – a história de uma garota afegã”. Tatiana Pita, assessora pedagógica da editora Ática/Scipione, empresa responsável pela publicação da obra no Brasil, falou sobre o livro da escritora canadense Deborah Ellis.

“A outra face” conta a história de Parvana, uma garota de uma família de posses no Paquistão que vê o pai ser preso pelo regime Talibã. Tal situação obriga a personagem a se disfarçar de homem para poder trabalhar e sustentar a família. No primeiro semestre, os alunos do 8º ano do Dante desenvolveram atividades baseadas no livro.  Nos próximos meses, lerão “As viagens de Parvana”, continuação da história.

Na palestra, Tatiana Pita falou sobre o trabalho da escritora Deborah Ellis, militante da causa feminina e defensora dos portadores de HIV e das minorias em geral. A palestrante também fez um paralelo entre as dificuldades vividas pela protagonista do livro e as situações de violência, preconceito e intolerância ocorridas no Brasil.

Em seguida, abriu espaço para as perguntas e considerações dos alunos sobre episódios do livro.  Diante dos questionamentos dos estudantes, Tatiana Pita procurou exaltar a maturidade de Parvana em sacrificar-se para ajudar a família. “Cortar o cabelo significa para Parvana cortar uma parte de si, se transformar em outra coisa. Por isso o título do livro é a ‘A outra face’”.

Ainda falando sobre a maturidade adquirida por Parvana, Tatiana Pita ressaltou que o livro deixa uma mensagem de valorização do “ser” diante do “ter”. “Parvana tinha posses e perdeu tudo. Então, na necessidade, ela amadureceu. Acho que essa é a lição de moral do livro: o que importa é o que eu tenho ou o que eu sou? O importante do livro é essa mensagem de que é melhor ser do que ter.”

Rodrigo Gama, aluno do 8º ano B, gostou da palestra. “Li o livro inteiro e já comecei a ler o próximo (‘As viagens de Parvana’). Achei legal a palestra, porque ela (Tatiana Pita) explicou o livro, deu detalhes”, disse.