Alunos do 5º ano participam do SoletraDante

Publicado em 22 de outubro de 2012 às 19:49

Depois de dois meses de disputa, período em que foram realizadas três eliminatórias, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Dante Alighieri puderam conhecer os vencedores do SoletraDante no dia 18 de outubro, data da grande final.

Na ocasião, a coordenação do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio e o Departamento de Tecnologia Educacional realizaram uma final para cada sala do 5º ano, reunindo os três alunos com melhor desempenho de cada classe.

A competição é similar ao quadro “Soletrando”, do programa “Caldeirão do Huck”, da TV Globo, em que os estudantes têm que acertar a soletração – letra por letra, com eventuais acentos e sinais gráficos – das palavras dadas pelos organizadores. No dia da final, os alunos também levam vários cartazes de apoio aos colegas-competidores e fazem uma verdadeira festa.

Assim, definiram-se o terceiro e o segundo colocado de cada sala do 5º ano, bem como o grande campeão. “A intenção do projeto é trabalhar a ortografia de outra forma”, explicou a professora Celia Regina Goulart, uma das docentes do Departamento de Tecnologia Educacional que colaboraram no SoletraDante.

A coordenadora do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, Vânia Barone, explicou o procedimento para a realização da competição. “As professoras fizeram um levantamento das principais dificuldades ortográficas do conteúdo estudado até o 5º ano. Então, o sistema de computador misturava essas palavras mais difíceis”, disse a professora, satisfeita com o resultado da iniciativa.

“O objetivo é, realmente, melhorar a ortografia. E acreditamos que, por meio da soletração, a criança desenvolve a ortografia. O SoletraDante tem dado bons resultados”, avaliou a professora Vânia Barone.

Além de desenvolverem a ortografia, os alunos do 5º ano também puderam fazer um treinamento para 2013, quando participarão do V SoletraDante para estudantes do 6º ano.

Confira os finalistas do SoletraDante do 5º ano:

5º ano A

Enzo Martins Barroso Del Manto – 1º lugar