Alunos do 4º ano conversam com Gonçalo Macedo

Publicado em 26 de maio de 2015 às 15:11

Alunos do 4º ano do Ensino Fundamental se reuniram, nos dias 20 e 21 de maio, com Gonçalo Macedo, funcionário do Dante que, na qualidade de porteiro desde 1997, também atua como maratonista, escritor e músico. Desta vez, o encontro foi para falar do lado escritor de Gonçalo – mais precisamente, a conversa abrangeu a literatura de cordel (tema que os alunos estão estudando) e o livro que Gonçalo escreveu, nesse mesmo gênero, em homenagem ao centenário do Colégio Dante Alighieri.

Na ocasião, Gonçalo leu trechos do livro, cujos versos retratam a história do Colégio desde o período em que as aulas eram realizadas em locações, durante a construção do prédio na Alameda Jaú. Indagado pelos alunos sobre o processo de composição da obra, ele disse que leu todo o material histórico que encontrou, de modo a sintetizar, da melhor maneira possível, os 100 anos do Dante em 100 estrofes.

Várias foram, de fato, as perguntas dos alunos, entre as quais a que procurava saber a idade com que Gonçalo começou a se aproximar da literatura de cordel. “Comecei a aprender a escrever com aproximadamente 12 anos, quando trabalhava na igreja da cidade em que morava. Fui pegando gosto graças aos meus pais, que gostavam de ouvir ritmos típicos, como o cordel e o coco (tipo de cantiga popular na região Nordeste)”, explicou.

Ele também contou que lançará, na próxima Feira do Livro do Dante, a ser realizada em setembro de 2015, um novo livro escrito em cordel. Produzido no decorrer dos últimos anos, o trabalho da vez tem, como tema, o bullying. Falando das leituras necessárias para escrever seus livros, Gonçalo também incentivou os alunos a ler bastante. “Ler resulta em mais conhecimento, algo que ninguém poderá levar de você”, concluiu.