Alunos do 2º ao 5º ano assistem à peça “Silêncio em apuros”

Publicado em 15 de outubro de 2012 às 19:51

Os alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental assistiram, entre os dias 8 e 10 de outubro, à peça “O Silêncio em apuros”, escrita pela atriz Mara Vanessa Prieto. O espetáculo retrata um mundo imaginário chamado ‘Nenhum Lugar e Todos os Lugares’, no qual o personagem principal, Silêncio, vive.

Silêncio começa a ser ameaçado pelo seu pior inimigo, Barulho, e depende da ajuda de cinco amigos, Música, Dança, Poesia, Teatro e Pintura, que investigam meios para proteger o personagem principal. Essa é uma alusão à possibilidade de a criatividade (representada pelos cinco amigos de Silêncio) ser prejudicada, entre outros fatores, pelo excesso de barulho com que as pessoas convivem.

A coordenadora do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, profª Vânia Barone, explicou que o objetivo final da apresentação foi demonstrar a importância do silêncio para a concentração e o desenvolvimento das pessoas. “A fábula propõe uma profunda reflexão sobre a responsabilidade de cada indivíduo, questionando as ações das pessoas e valorizando atitudes que evitem o caos sonoro, problema corriqueiro na vida urbana”, afirmou.

Além da bela ambientação – os atores vestiam trajes brancos, mesma cor do fundo do palco, a que se somaram diversos recursos audiovisuais – e da satisfação do público, a peça ofereceu subsídios para discussões posteriores. “A representação agradou a todos na medida certa. Os mais novos se encantaram com os personagens, músicas, projeções e movimentação dos atores em cena. Os alunos do 4º e do 5º ano e os professores, por outro lado, puderam explorar, em sala de aula, a clara mensagem sobre a responsabilidade do ser humano em relação ao meio ambiente”, concluiu a professora Vânia.