Categorias: Italiano, Notícias
O Museu da Imigração, localizado na Mooca, recebeu a visita dos alunos da Scuola Media e do Liceo Scientifico nos dias 19 e 20 de março.
Durante a saída, os alunos puderam entender mais sobre a história das famílias estrangeiras que imigraram para o Brasil nos séculos passados.
Entre as atividades propostas durante o passeio, a palestra ministrada pelos colaboradores do museu envolveu o estudante Guillermo Florestano, do 6º ano A da Scuola Media: “Os imigrantes sofriam bastante preconceito linguístico por causa da fala, e a inspetora do museu nos explicou que eles ficavam em torno de uma semana no espaço que, antes de ser museu, era uma hospedaria”.
Além da palestra, os alunos puderam interagir com as atrações do museu e aprender sobre as origens dos nomes das famílias que imigraram para o Brasil. “A atração mais legal foi um painel gigante com vários sobrenomes Nós ficamos buscando os de todos os alunos”, conta a aluna Ana Giulia Risso, do 1º ano do Liceo Scientifico.
“Nós nos identificamos muito pelas nossas famílias serem italianas. Mas é muito legal para aprendermos um pouco sobre culturas de outros países também”, conclui a dantiana, com orgulho.
REPERTÓRIO MAIS RICO PARA A SALA DE AULA
“Tudo aquilo que nós vemos em aula aparece, de alguma forma, no museu, e se relaciona com a história da imigração italiana. Então, conhecer mais sobre as origens dessas pessoas é muito importante para o nosso repertório e para a nossa história”, conta a estudante Erin Borges, da mesma classe de Ana Giulia.
A professora de italiano Francesca Mistro explica que a saída pedagógica tem um papel importante para o seguimento do ano. “Meu objetivo com os alunos é propor uma atividade lexical e uma produção oral sobre a imigração e sobre nossa visita ao museu”, conta a docente.
Os dantianos do ECCE ainda tiveram a oportunidade de ver objetos da época e entender a importância dos movimentos imigratórios, bem como da existência do museu para a história do país.