Alunos da Scuola Media e do Liceo Scientifico  visitam Museu da Imigração

Publicado em 22 de abril de 2024 às 12:35

O Museu da Imigração, localizado na Mooca, recebeu a visita dos alunos da Scuola Media e do Liceo Scientifico nos dias 19 e 20 de março.

Durante a saída, os alunos puderam entender mais sobre a história das famílias estrangeiras que imigraram para o Brasil nos séculos passados.

Entre as atividades propostas durante o passeio, a palestra ministrada pelos colaboradores do museu envolveu o estudante Guillermo Florestano, do 6º ano A da Scuola Media: “Os imigrantes sofriam bastante preconceito linguístico por causa da fala, e a inspetora do museu nos explicou que eles ficavam em torno de uma semana no espaço que, antes de ser museu, era uma hospedaria”.

Alunos do Liceo Scientifico e Scuola Media participando de palestra dentro do Museu da Imigração

Além da palestra, os alunos puderam interagir com as atrações do museu e aprender sobre as origens dos nomes das famílias que imigraram para o Brasil. “A atração mais legal foi um painel gigante com vários sobrenomes Nós ficamos buscando os de todos os alunos”, conta a aluna Ana Giulia Risso, do 1º ano do Liceo Scientifico.

“Nós nos identificamos muito pelas nossas famílias serem italianas. Mas é muito legal para  aprendermos um pouco sobre culturas de outros países também”, conclui a dantiana, com orgulho.

“Tudo aquilo que nós vemos em aula aparece, de alguma forma, no museu, e se relaciona com a história da imigração italiana. Então, conhecer mais sobre as origens dessas pessoas é muito importante para o nosso repertório e para a nossa história”, conta a estudante Erin Borges, da mesma classe de Ana Giulia.

A professora de italiano Francesca Mistro explica que a saída pedagógica tem um papel importante para o seguimento do ano. “Meu objetivo com os alunos é propor uma atividade lexical e uma produção oral sobre a imigração e sobre nossa visita ao museu”, conta a docente.

Alunos do Liceo Scientifico e Scuola Media posam para foto em frente ao Museu da Imigração
Os alunos também puderam socializar em momentos fora da sala de aula

Os dantianos do ECCE ainda tiveram a oportunidade de ver objetos da época e entender a importância dos movimentos imigratórios, bem como da existência do museu para a história do país.