Alunos da catequese celebram Primeira Eucaristia

Publicado em 28 de novembro de 2012 às 15:25

O Colégio Dante Alighieri realizou, na manhã de 24 de novembro, a celebração da Primeira Eucaristia dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. O encontro representou o encerramento do processo da catequese pelo qual eles passaram no decorrer de 2012.

A cerimônia, conduzida pelo padre Paulo Roberto Guimarães, valorizou a participação da família na formação pessoal e espiritual dos alunos. “O que seria deles sem os avôs, avós, pais, mães e a família toda? Que vocês continuem marcando o coração dessas crianças”, afirmou padre Paulo.

O presidente do Colégio, dr. José de Oliveira Messina, destacou a relevância de passar por esse processo, sinônimo de preparo e responsabilidade dos alunos. “Hoje vocês são missionários e devem espalhar a mensagem, a paz e o amor de Deus”, assinalou dr. Messina. “A cerimônia de hoje me faz voltar ao passado remoto, já que, há 76 anos, eu também celebrava a minha Primeira Eucaristia. Nossa formação era apoiada por padres e assistentes espirituais e, à época, eu havia compreendido a responsabilidade da tarefa com que os catequizados passam a conviver.”

A coordenadora da catequese no Colégio, Lygia Masini Soares, destacou que a cerimônia é um momento de reflexão sobre as práticas de cada um e sobre a união das famílias e da escola. “Um total de 192 crianças receberam este ano o Sacramento da Eucaristia em um clima de alegria e festa. Para os catequistas, é uma sensação de dever cumprido, pois a semente do amor de Deus por toda a humanidade foi plantada em cada uma delas”, explicou.

Lygia destacou que os ensinamentos da catequese são, atualmente, transmitidos de maneira diferente do constatado em décadas anteriores. “A catequese hoje se chama renovada, pois houve uma mudança na forma de ensinar às crianças as verdades de nossa fé. É uma nova forma de ver e praticar todas as virtudes necessárias para um mundo mais humano, lembrando sempre da presença de Deus em nossas vidas”. Ela também lembrou que, findada a catequese, as famílias devem continuar zelando pelos bons valores das crianças.