Alunos da 1ª série do Ensino Médio conhecem Brasília

Publicado em 16 de maio de 2014 às 18:21

Um grupo de 11 alunos da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Dante Alighieri visitou Brasília entre os dias 30 de abril e 4 de maio. O professor Carlos Roberto Diago, coordenador do Departamento de História, Filosofia e Sociologia da Escola, acompanhou os estudantes.

De acordo com o professor, a viagem englobou, principalmente, assuntos de Geografia e História. No que diz respeito à primeira disciplina, os alunos entraram em contato com conceitos de mobilidade urbana e com a paisagem do cerrado, além de compreender as razões geopolíticas que levaram a região a ser escolhida como sede da capital federal.

No que tange aos temas de História, os dantianos entenderam como funcionam os Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), uma vez que visitaram o Palácio do Planalto e o Senado e assistiram a sessões da Câmara dos Deputados (onde inclusive receberam agradecimentos pela presença) e do Superior Tribunal Federal (STF).

“Em todos os lugares que visitamos, fomos muito bem tratados. Nossos alunos tiveram um comportamento exemplar, muito elogiado por todos. A chefe de cerimônia do Itamaraty, por exemplo, disse que nunca viu uma turma tão interessada”, disse o professor Diago.

Um ponto importante da atividade foi a visita às regiões administrativas (antigamente chamadas de cidades-satélite), como Candangolândia. “Nesses locais, os alunos puderam constatar o contraste social entre a miséria daqueles que construíram a estrutura da capital federal (e que, hoje, moram nas regiões administrativas) e o luxo e a riqueza dos que transitam pelo poder em Brasília”, afirmou o professor Diago.

Ainda na parte histórica, os estudantes entraram em contato com a trajetória dos candangos (profissionais que construíram Brasília). Entretanto, eles conheceram um lado diferente ao conversarem com uma senhora da “elite candanga”, cujo pai foi assessor de um dos presidentes da Novacap (empresa estatal do Distrito Federal criada com o objetivo de construir a nova capital federal).

Futebol e arquitetura

Os alunos do Dante puderam conhecer o estádio Mané Garrincha, reformado para a Copa do Mundo de 2014. No primeiro dia de visita, fizeram um tour pelo local. “Lá, há vários espaços muito luxuosos e revestidos de mármore. Enquanto que a 7 km dali, há regiões onde predomina a miséria. Os alunos puderam ver isso”, comparou o professor Diago. Os dantianos retornaram ao campo para assistir ao jogo entre Brasília e Sport. Quatro estudantes e o professor ainda foram assistir a Cruzeiro x Atlético-PR, no último teste do estádio antes de ser entregue à Fifa para o Mundial.

A famosa arquitetura de Brasília também mereceu a atenção especial dos dantianos. Eles viram a planta do Distrito Federal (que possui o formato de um avião, cuja cabine seria Brasília), conheceram as superquadras e puderam apreciar todo o talento urbanístico e arquitetônico de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer.

Na visita, os dantianos também foram aos seguintes pontos: Palácio da Alvorada, Quartel, Parque Olho D’água, Catetinho, Memorial JK, Banco Central do Brasil, Catedral de Brasília, Embaixada da Itália, Santuário Dom Bosco, Praça dos 3 Poderes, além de assistir à cerimônia de troca da bandeira nacional.

Matheus Junqueira Ferreira Campos visitou Brasília pela primeira vez e ficou muito satisfeito com a experiência. “Eu quero ser advogado, então, assistir a uma sessão do STF foi uma experiência única”, disse. “Também achei fantástica a arquitetura da cidade. É totalmente diferente de São Paulo. Tudo é planejado, cada bairro tem sua função. E as obras do Niemeyer são geniais”, disse o aluno da 1ª série F do Ensino Médio.

Já a aluna Giuliana Garcia Maruca, da 1ª série B, destacou a visita aos prédios públicos. “Gostei de entrar no Congresso e no Palácio do Planalto, pois, às vezes, vendo na TV temos uma visão totalmente diferente do que são aqueles prédios. Foi interessante poder conhecê-los melhor”, afirmou, destacando também um aspecto da parte geográfica. “Fomos ao Parque Olho D’água, onde pudemos ver uma paisagem típica do cerrado. Vendo de perto, dá para entender bem melhor do que só ouvindo falar”, afirmou.

Todas as observações realizadas pelos estudantes nessa viagem resultarão em uma atividade escolar. Divididos em grupos, os 11 alunos apresentarão trabalhos com textos e fotos sobre as diversas questões de Brasília (econômica, social, política, ambiental) para todas as salas da 1ª série do Ensino Médio.

no images were found