Alunos começam projeto de HQ

Publicado em 5 de abril de 2019 às 16:12
Categorias: , ,

Os dantianos da 1ª série do Ensino Médio estão estudando histórias em quadrinhos (HQs) e lendo uma obra francesa para uma atividade integrada nas disciplinas de linguística textual e produção textual, que também envolve arte e tecnologia. O livro “Três Sombras” está sendo trabalhado em sala de aula para ampliar o repertório dos estudantes e levar a eles conhecimentos sobre diferentes estilos de quadrinhos. A história conta o mistério envolvendo uma família de camponeses que passa a ver sombras cada vez mais próximas de sua casa, gerando medo, conflitos e dúvidas. É um romance épico de aventura com questões morais e filosóficas, e, contradizendo o que muita gente pode pensar (equivocadamente) sobre HQs, não é uma leitura fácil.

Os alunos também fizeram uma visita à biblioteca, onde puderam escolher mais uma HQ para ler e analisar. “Eles podiam escolher a HQ que quisessem, podendo pegar qualquer livro nesse formato. Depois, fizeram uma análise sobre todas as leituras e começaram a produzir sua própria HQ, que será finalizada até junho”, conta o professor de produção textual Vanderlei Arruda. Os estudantes serão responsáveis por todo o processo: a ideia da história, o roteiro, os desenhos, os diálogos etc. “Vamos fazer fotos com os alunos encenando as histórias e, a partir dessas fotografias, eles farão os desenhos, com apoio do Departamento de Arte. Depois, também terão apoio do Departamento de Tecnologia para diagramar os quadrinhos no computador. No final, as melhores histórias serão impressas em uma revista, e a publicação será lançada na semana literária, no segundo semestre”, explica Vanderlei.

, ,