Aluno do Dante vence Campeonato Paulista de Xadrez Escolar

Publicado em 3 de outubro de 2022 às 12:45

No dia 10 de setembro, o aluno Ivan Zancaner Zockun, do 7º ano J, representou o Colégio Dante e venceu o Campeonato Paulista de Xadrez Escolar na categoria do 7º ano do Ensino Fundamental Masculino. O campeonato foi disputado no Colégio Catamarã, no bairro de Moema, zona sul de São Paulo.

A competição foi disputada por 20 enxadristas, que representavam 12 colégios paulistas (alguns colégios contaram com mais de um representante), além de um colégio mineiro, que foi convidado a participar do torneio porque o campeonato de xadrez mineiro da categoria foi cancelado.

Caminho até o troféu

O campeonato foi disputado no sistema suíço: não houve divisão de grupos e nem todos se enfrentaram, mas todos jogaram cinco partidas, com os confrontos definidos pela pontuação do rating Elo – método estatístico usado para mensurar a força relativa entre os jogadores de xadrez. Assim, aquele que apresentava maior pontuação enfrentou o jogador de menor pontuação.

Como Ivan era o competidor de segunda melhor pontuação, sua primeira partida foi contra o penúltimo colocado no rating, e o dantiano venceu de forma segura. A segunda partida, por sua vez, teve o nível de dificuldade aumentado, mas nada que surpreendesse Ivan.

Já a terceira e a quarta rodada foram mais difíceis tecnicamente, visto que Ivan enfrentou jogadores mais qualificados. “No terceiro jogo eu joguei contra o campeão de Minas Gerais, que acabou desistindo após cometer um erro, e na quarta meu adversário era bem forte, mas felizmente eu consegui a vitória”, detalha Ivan.

Porém, para ele, a última rodada do campeonato foi a mais complicada. “Eu realmente achei que ia perder, então tentei me concentrar o máximo possível porque não queria ser vice-campeão. O tempo do meu oponente estava acabando, e eu cheguei a oferecer um empate, porque o empate já me garantia o título, mas ele recusou e continuou jogando até o tempo dele se esgotar, o que me fez ganhar o jogo e o título”, revela o dantiano.

Ivan com o troféu do Campeonato Brasileiro Paulista de Xadrez Escolar

Foco na dedicação e no empenho

Campeão do Campeonato Brasileiro de Xadrez de 2017, dos pan-americanos de 2019 e de 2021 e dos sul-americanos de 2017 e de 2019, o dantiano dedica todas essas conquistas à sua família, a seus amigos e ao Colégio: “Eu me sinto muito grato por vestir uma camiseta pesada como a do Dante, que tem muita história. É como se eu estivesse honrando todos que estudam aqui, então é bem gratificante. Claro que eu não conseguiria sem o apoio dos meus pais e amigos, então devo tudo a eles”.

Para o futuro, o dantiano pretende retomar seu ritmo de treinamento, para quem sabe conquistar mais um título internacional. “Meu sonho máximo é ser campeão mundial de xadrez, mas por ora quero me dedicar para tentar ser campeão sul-americano ou pan-americano. São dois campeonatos exaustivos e bem difíceis, com adversários superfortes, e ser campeão de algum deles já seria bem satisfatório”, conclui Ivan.