Aluno do Dante é campeão brasileiro de xadrez

Publicado em 16 de abril de 2018 às 13:22

O que o pequeno dantiano Ivan Zancaner Zockun não tem de idade, tem de talento. Ele ficou em primeiro lugar no Campeonato Brasileiro de Xadrez, na categoria 2º ano do Ensino Fundamental Masculino. A competição aconteceu em Blumenau, em setembro de 2017. Agora, Ivan se prepara para mais um desafio: vai participar de mais uma edição do torneio nacional no dia 26 de abril, em Florianópolis; e de lá pode vir a disputar o mundial.

Ivan é um garoto muito esperto e apaixonado pelo esporte. Gosta de conversar sobre os jogadores e explicar como funcionam as competições, os treinos, os movimentos e as regras do jogo. Ele começou a jogar xadrez em 2015, quando tinha apenas 5 anos de idade. Hoje, representa o Club Athletico Paulistano, onde faz aulas três vezes por semana, além de cursar o 3º ano do Ensino Fundamental no Dante, na turma C.

Ivan também representou o Brasil no último Campeonato Sul-Americano de Xadrez, que aconteceu no Paraguai em dezembro do ano passado. No final deste mês, se conseguir se classificar entre os cinco primeiros jogadores em Santa Catarina, irá representar o Brasil novamente no campeonato mundial, que acontecerá na Espanha em junho. “O grande desafio é que, agora, vou passar para a categoria sub 10, que tem meninos mais velhos do que eu. Mas estou me esforçando muito e treinando bastante”, conta ele.

O pequeno também comentou sobre os jogadores que admira, entre eles os professores Cristiana Fiusa Carneiro, com quem começou a praticar no Club Athletico Paulistano em 2015; e Jefferson Pelikian, que é mestre internacional e responsável pelas aulas de xadrez no Dante. Mas o grande exemplo é Rafael Leitão, o único brasileiro a ganhar o mundial de xadrez até hoje. Quem sabe, em breve, não teremos o segundo com nosso prodígio Ivan.