Aluno cria canal no YouTube em que ensina a resolver questões de exatas

Publicado em 6 de outubro de 2022 às 15:24
Categorias:

Se você quiser aprender a resolver questões de matemática e física de um jeito leve e eficiente, acesse o YouTube e busque pelo termo “Tubarão Matemático”. O canal, criado pelo dantiano Caio Cosenza nas férias de julho deste ano, já conta com cem inscritos e mais de 90 vídeos em que o aluno da 2ª série do Ensino Médio narra o passo a passo da resolução de problemas que caíram nos últimos vestibulares e olimpíadas do conhecimento.

A ideia surgiu durante o auge da pandemia, em que Caio acompanhava as aulas do Dante de maneira remota, no formato on-line. Nesse período, o aluno de 16 anos começou a assistir a vídeos de produtores de conteúdo que ensinavam a solucionar questões de matemática e física, duas das disciplinas preferidas do estudante. Assim, ele uniu o útil ao agradável: “Como sou uma pessoa de [ciências] exatas, pensei que seria uma forma de me divertir e treinar para o vestibular”.

Segundo Caio, o Tubarão Matemático visa principalmente ao público escolar, porém “o canal está aberto também a adultos que queiram aprender matemática – de repente, alguém precisa relembrar alguma matéria não assimilada na época da escola”. Seja como for, ele conta com a ajuda de amigos e professores para aprimorar seu conteúdo. “Eu gosto de comentar sobre os meus vídeos com professores e colegas, e eles me ajudam com sugestões. É algo que realmente me dá prazer”, afirma o estudante.

Questionado sobre o porquê de ter escolhido um tubarão como mascote do canal, Caio respondeu que há uma questão estética por trás da decisão: “Eu já vinha acompanhando alguns canais de assuntos gerais, em que eram usados avatares de pessoas e de animais. Gostei muito dos de animais. Então, eu e meu pai fomos atrás de um site que tivesse esses avatares. Comecei a olhar e o que mais gostei foi o do tubarão, até porque acho que a boca dele articula bem quando eu falo, e eu gosto muito do jeito desse personagem”.

Enquanto avalia se tomará o rumo da matemática ou da física na graduação, o jovem dantiano quer seguir produzindo material na internet para contribuir com o aprendizado de seus seguidores e (por que não?) entretê-los. “Sempre pensei em criar um canal que fosse divertido para mim, que me desse prazer. Tenho o objetivo de ajudar as pessoas. Se eu conseguir ajudá-las ou, pelo menos, diverti-las, já ficarei feliz”, conclui Caio.